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Concurso:
Petrobras
Disciplina:
Arquitetura de Software
Um dos participantes da equipe de desenvolvimento de um framework deve implementar uma operação em uma das classes desse framework. Seja X o nome dessa classe. Essa operação implementa um algoritmo em particular. Entretanto, há passos desse algoritmo que devem ser implementados pelos usuários do framework através da definição de uma subclasse de X. Sendo assim, qual o padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four) a ser usado pelo desenvolvedor do framework na implementação da referida operação, dentre os listados a seguir?
Concurso:
TRF - 4ª REGIÃO
Disciplina:
Arquitetura de Software
Sobre os design patterns, é correto afirmar:
Concurso:
TRF - 3ª REGIÃO
Disciplina:
Arquitetura de Software
Considere o trecho de código escrito em C#:
Em relação ao design pattern MVC, é correto dizer que esta classe descreve operações do
Concurso:
TRF - 2ª REGIÃO
Disciplina:
Arquitetura de Software
Para facilitar a manutenção da aplicação, há um design pattern que tem como objetivo principal centralizar o acesso aos dados em uma única camada. Esse design pattern é o
Concurso:
TRT - 24ª Região (MS)
Disciplina:
Arquitetura de Software
Considere:
I. Fornecer uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas. Possibilitar o adiamento da instanciação para as subclasses.
II. Garantir a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.
III. Possibilitar o armazenamento do estado interno de um objeto em um determinado momento, para que seja possível retorná-lo a este estado, caso necessário.
I, II e III são, respectivamente, objetivos dos design patterns intitulados:
I. Fornecer uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas. Possibilitar o adiamento da instanciação para as subclasses.
II. Garantir a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.
III. Possibilitar o armazenamento do estado interno de um objeto em um determinado momento, para que seja possível retorná-lo a este estado, caso necessário.
I, II e III são, respectivamente, objetivos dos design patterns intitulados: