Filtrar


Questões por página:
De acordo com Cullen, a paisagem urbana consiste em organizar visualmente o conjunto de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano. Um dos aspectos a serem considerados sobre a paisagem urbana é a visão serial. Sobre esse assunto, assinalar a alternativa CORRETA:
O projeto de paisagismo não se resume à escolha da vegetação. Contudo, a escolha acertada da vegetação consiste em um passo importante para o sucesso de um projeto de paisagismo bem elaborado. Considerando-se os pontos importantes a serem levados em consideração no momento da seleção de espécies, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Porte da planta: a escolha de plantas jovens, de porte pequeno, muitas vezes facilita a adaptação da planta no local. Na grande maioria dos projetos paisagísticos, não se faz necessário saber o porte final que a planta irá atingir.
( ) Raízes: podem ser extremamente invasivas, derrubando muros, quebrando calçadas e prejudicando as edificações. Elas podem também atrapalhar o crescimento de outras espécies ao redor.
( ) Espécies invasoras: muitas espécies são consideradas invasoras, pois, se colocadas no jardim, vão se alastrando de tal forma que matam as outras.
A respeito da arborização urbana, assinalar a alternativa CORRETA.
A vegetação é o principal elemento de um jardim, uma vez que estrutura o espaço e propicia diferentes sensações. Pode-se selecionar a vegetação de acordo com a sua função na estruturação do espaço, uma vez que ela nos permite criar diferentes planos. Nesse sentido, assinalar a alternativa que se refere ao texto abaixo.
Quando são cultivadas sobre pérgolas ou caramanchões, podem formar o plano de teto, proporcionando sombra e abrigo; quando crescem sobre muros ou cercas formam um plano vertical. Por outro lado, quando não são utilizados tutores, podem cobrir o solo, formando o plano de piso.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de paisagem fundamental para o desenvolvimento de um projeto paisagístico que integra jardins, grandes áreas e arborização urbana.