Filtrar


Questões por página:
Baseado na cadeia de sobrevivência (AHA,2015), o atendimento a uma parada cardiorrespiratória no ambiente intra-hospitalar deve ser iniciado pelo(a):
O técnico de enfermagem inicia seu plantão pela manhã e, ao avaliar sua paciente, encontra-a irresponsiva e ausente ao palpar pulso carotídeo. Ao acionar a equipe médica para o atendimento e iniciar as compressões cardíacas, verifica que a paciente já tem acesso venoso puncionado, então imediatamente já são instaladas as pás do desfibrilador, de forma a monitorizar melhor a paciente. Ao serem posicionadas as pás, o ritmo encontrado é assistolia. Após a intubação, qual é a conduta que deve ser continuada para uma assistência de qualidade à paciente?

Paciente feminina,78 anos, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, refere ao técnico de enfermagem que está sentindo tontura e falta de ar. Ao mensurar sua pressão arterial, verifica-se que a paciente se encontra hipotensa (PA 85/48 mmHg) e com diminuição de saturação de oxigênio (90%). Ao olhar no monitor multiparâmetro e acionar a equipe médica, a seguinte tração de eletrocardiograma é evidenciada:

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que corresponde à conduta a ser adotada, referente ao caso descrito.

Apesar dos avanços recentes, menos de 40% dos adultos recebem reanimação Cardiopulmonar (RCP) iniciada por leigos, e menos de 12% tem um Desfibrilador Elétrico Adulto (DEA) aplicado antes da chegada do serviço médico de emergência. Para que um atendimento de RCP seja efetivo e eficaz, o técnico de enfermagem na terapia intensiva deve ser capaz de conhecer e seguir os elos da cadeia de sobrevivência intra-hospitalar ao atender um paciente. Em relação aos elos da cadeia de sobrevivência, assinale a alternativa correta.
Com relação à prestação de socorro a uma vítima de parada cardiorrespiratória, assinale a afirmativa correta.