Filtrar


Questões por página:
Os Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil apresentam elementos que buscam contemplar, além da concepção de criança, discussões que abarcam: 1. A concepção de pedagogia da Educação Infantil. 2. O debate sobre a qualidade da educação em geral e o debate específico no campo da educação da criança de 0 até 4 anos. 3. Os resultados de pesquisas recentes. 4. A qualidade na perspectiva da legislação e da atuação dos órgãos oficiais do país. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil foram elaborados para os sistemas educacionais e para as instituições de educação infantil no Brasil, com o intuito de estabelecer uma referência nacional que subsidie os sistemas na discussão e implementação de:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. ( ) A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. ( ) A criança é um sujeito profundamente marcado pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele. ( ) A criança é uma abstração e produto da história e da cultura. ( ) A criança é um sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação. ( ) Os novos paradigmas englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia, resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No que diz respeito ao relacionamento professor e aluno, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Salas de aula com brigas constantes, alunos desafiando a autoridade do professor a todo momento e intimidação definitivamente favorecem a convivência adequada entre professores e alunos. ( ) É importante que o professor aja como um verdadeiro gestor de conflitos, a fim de estabelecer, da melhor forma possível um equilíbrio entre algumas das personalidades presentes na sala de aula. ( ) Para contornar esses desafios de convivência, é preciso estabelecer uma relação de confiança entre alunos e professores. ( ) Os professores devem estar dispostos a ouvir os alunos e reconhecer seus interesses e habilidades individuais, no entanto a palavra final deve ser sempre a do mestre, que tem mais conhecimentos e formação do que os alunos. ( ) É fundamental ter uma boa convivência com os alunos, em vez de alimentar relações conflituosas e de tensão, é uma ótima forma de garantir um ambiente saudável, muito mais propício ao aprendizado. ( ) Quando professores e alunos têm uma relação de confiança, crianças e adolescentes se tornam mais receptivos ao conteúdo e se sentem estimulados para estudar mais.
Assinale a alternativa que está em desacordo com as orientações feitas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, documento do Ministério da Educação, no que se refere ao trabalho com os Temas Transversais: