Filtrar


Questões por página:
A atuação clínica do médico veterinário requer habilidades em propedêutica e interpretação de exames complementares, como hemograma, bioquímica sérica, urinálise, exames de imagem e testes específicos, os quais auxiliam no diagnóstico diferencial e no planejamento terapêutico. A análise correta dos parâmetros laboratoriais, associada ao exame físico e à história clínica, é essencial para uma conduta segura e precisa. A interpretação isolada de resultados pode levar a erros diagnósticos, reforçando a importância da avaliação conjunta e criteriosa das informações.
Sobre a interpretação de exames complementares em Medicina Veterinária, analise as afirmativas abaixo e marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO:

(   ) A presença de leucocitose com desvio à esquerda no hemograma geralmente indica um processo inflamatório agudo.
(   ) Valores elevados de ureia e creatinina séricas sempre indicam insuficiência renal grave.
(   ) A hipoalbuminemia pode ser observada em casos de perda proteica intestinal, doença hepática ou nefropatia.
(   ) A radiografia torácica é útil apenas para avaliação pulmonar e não tem utilidade na investigação cardíaca.


Assinale a sequência CORRETA:
Lipidose hepática, degeneração gordurosa ou esteatose são termos usados para descrever acúmulo de triglicerídios na forma de glóbulos redondos de tamanhos variáveis no citoplasma de hepatócitos. Esta alteração pode ser encontrada em qual das doenças abaixo:
É uma característica de uma neoplasia maligna:
No tratamento das patologias médico veterinárias, a coleta de urina é um procedimento importante para o diagnóstico e monitoramento de diversas condições. Considerando animais de pequeno porte, qual dos termos a seguir constitui a técnica de coleta de urina mais adequada pela facilidade, baixo custo e confiabilidade no resultado do exame, especialmente indicada para obtenção de amostras destinadas a cultura bacteriana e antibiograma:
Na patologia médico-veterinária, é eficaz identificar e classificar doenças com precisão. Uma das condições definidas pela presença de eritrócitos, concentração de hemoglobina e/ou hematócrito abaixo dos valores normais de referência é a: