Filtrar


Questões por página:
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, a raiva dos herbívoros é considerada uma doença endêmica, distribuída em todo o território nacional. Em 2021, foram registrados 1.004 casos de raiva em herbívoros, sendo distribuídos principalmente nos estados da região Sudeste,320 casos (31,9%), e Sul,251 (25,0%). A Instrução Normativa nº 50/2013, no Art.2º, determina a obrigatoriedade de qualquer cidadão notificar de imediato, ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), a ocorrência ou suspeita de casos de raiva. Em relação à raiva dos herbívoros, analise as assertivas a seguir:

I. A não notificação dos casos de raiva em herbívoros, bem como a presença de animais apresentando sinais de mordeduras por morcegos hematófagos ou ainda a existência de abrigos desses morcegos, coloca em risco a saúde dos rebanhos da região, podendo expor o homem à enfermidade.
II. O SVO deverá promover o controle populacional do morcego da espécie Desmodus rotundus, considerado o principal transmissor da raiva entre os herbívoros.
III. Os herbívoros são considerados hospedeiros acidentais do vírus da raiva, pois participam da cadeia epidemiológica da raiva rural, somente como sentinelas da existência do vírus.
IV. A raiva dos herbívoros tem baixa ou nula probabilidade de transmissão a outros animais, salvo quando de forma acidental.

Quais estão corretas?
O bacilo Gram-negativo curto, imóvel, com reações positivas para os testes de catalase, oxidase e fosfatas, atualmente conhecido como Taylorella equigenitalis (anteriormente Haemophilus equigenitalis), é um microrganismo que parece infectar somente equídeos. Encontra-se no trato genital de garanhões, éguas e potros. Nos machos, o microrganismo é abrigado na fossa uretral e na fossa clitoridiana das éguas infectadas. Embora a transmissão possa ocorrer pela inseminação artificial com o uso do sêmen contaminado, a monta natural é a principal via de transmissão desse microrganismo que é o responsável pela doença conhecida como:
Em potros recém-nascidos, uma enfermidade altamente fatal, conhecida como “doença do potro sonolento”, é caracterizada pela formação de múltiplos abscessos em diversos órgãos, podendo causar lesões de nefrite embólica, pneumonia embólica, artrite, além de necrose hepática e linfoide. O agente causal dessa doença é identificado como:
Dermatofilose é o nome comum da doença causada pelo Dermatophilus congolensis em diversas espécies de animais e no homem. Nos ovinos, é comumente chamada de dermatite micótica e, em bovinos, estreptotricose cutânea. O agente normalmente não rompe as barreiras naturais da pele saudável, no entanto, nos pés e na face, essas barreiras são facilmente rompidas pelo terreno abrasivo ou forragens e alimentos espinhosos. Em relação à dermatofilose, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Uma das formas de transmissão da doença é o contato direto durante a monta natural entre os pés do animal portador do agente e a pele do animal suscetível.
( ) A infestação dos bovinos pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus é fortemente associada à ocorrência de lesões distribuídas pelo corpo do animal.
( ) A umidade prolongada da lã nos ovinos é o principal fator de risco e leva à emulsificação da barreira de cera e amolecimento da superfície cutânea com a ruptura do estrato córneo.
( ) Em caprinos, a ocorrência de casos de poliartrite é frequentemente observada quando a dermatofilose infecta fêmeas antes dos 3 meses de idade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é.
Os picornavírus são vírus que apresentam o capsídeo icosaédrico, não envelopado e que contém uma molécula de RNA de fita simples. A replicação viral ocorre no citoplasma da célula infectada. Um representante da família Picornaviridae de importância na medicina veterinária é o causador de qual das doenças abaixo citadas?