Filtrar


Questões por página:
A preparação de amostras de líquido cefalorraquidiano com tinta nanquim se presta ao diagnóstico de qual das leveduras a seguir?
A determinação da aspartato aminotransferase ou transaminase glutâmico oxalacética (AST/GOT) em amostras de sangue é útil na avaliação da função hepática. Como o sistema de medida (Reitman-Frankel-U/mL) não é proporcional à atividade enzimática, é impossível utilizar o método do fator para cálculo, sendo necessária a preparação de curva de calibração.

O resultado obtido que requer a realização de uma nova determinação é:
Dentre os leucócitos que estão presentes no sangue normal, são denominados granulócitos:
“Nesse método, o antígeno marcado livre em solução roda ao acaso, segundo uma orientação espacial randômica, de tal forma que, quando incide um feixe de luz polarizada, há emissão de luz em todas as direções. Desse modo, quanto menor a quantidade de antígeno na amostra, maior a quantidade de antígeno marcado ligado ao anticorpo específico em solução". O método apresentado refere-se a um teste fluorescente homogêneo de modulação
O exame bacterioscópico do sedimento preparado a partir do líquido cefalorraquidiano de um paciente com meningite bacteriana revelou a presença de cocos gram-positivos, lanceolados, aos pares e capsulados. A cultura em placa de agar sangue revelou a presença de colônias produtoras de hemólise, cuja coloração de Gram revelou a presença de alguns cocos gram-positivos isolados e em pequenos cachos e raros em cadeias. Assinale a alternativa que responde, correta e respectivamente, aos três questionamentos a seguir.

Há coerência entre o que cresceu in vitro e o observado in vivo?
Qual é a provável bactéria presente?
Que tipo de hemólise produz?