Filtrar


Questões por página:
Nos aspectos epidemiológicos de habilidades biomotoras, algumas doenças relacionadas ao sistema nervoso central e sistema nervoso periférico afetam negativamente os níveis de atividade física. A capacidade de mover-se ou transportar-se rapidamente está relacionada a habilidade:
Prevenção em Saúde Pública é a ação antecipada, tendo como objetivo interceptar ou anular a evolução de uma doença. As medidas preventivas são aplicadas em três níveis. A prevenção secundária tem como objetivo:
Na prática de exercício ao ar livre, as pessoas estão expostas a diversos fatores ambientais, como frio, calor, umidade e qualidade do ar. Uma das grandes preocupações na prática de exercícios em ambientes de temperatura elevada é a desidratação; portanto, além da intensidade e duração, a temperatura absoluta, a umidade do ar e a energia solar radiante são importantes na determinação do estresse térmico. O índice que utiliza essas variáveis e é possível atribuir um risco relativo para ocorrência de lesões térmicas nas condições ambientais vigentes é rotulado pela sigla:
Desde o início deste século, a doença cardiovascular é a principal causa mortis nos EUA e no Brasil, inclusive em crianças. Dentre essas doenças, as coronariopatias quase sempre são resultantes da aterosclerose. A medida que as artérias coronarianas se tornam estenosadas e enrijecidas, começa a se desenvolver um desiquilíbrio entre a demanda e o suprimento de oxigênio. Isto pode ocorrer em período de estresse emocional ou em esforço físico. As demandas cardíacas de oxigênio e energia são altamente relacionadas ao produto entre a frequência cardíaca e o volume sistólico, que é conhecido como:
A obesidade apresenta-se como um importante problema de saúde, pois impacta negativamente nos aspectos metabólicos, psicológicos e sociais dos indivíduos. Nesta perspectiva o Ministério da Saúde Brasileiro recomenda o uso do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC (kg/m2) como fator importante para a classificação e diagnóstico da obesidade em adultos. Assim, é fundamental ao profissional de educação física conhecer a classificação dos diferentes graus de obesidade em adultos, que são: