Filtrar


Questões por página:
Com relação à proposição de uma assembleia por um(a) docente de Educação Infantil, levando em conta os princípios teóricos de Paulo Freire e as orientações estabelecidas pelo Currículo da Cidade, analise as afirmativas a seguir.
I. É um espaço de troca, em que alunos e alunas aprendem a expor seus pontos de vista, a ouvir a crítica do outro e a refletir coletivamente. II. É um momento no qual o professor explica as atividades do dia, seguindo seu planejamento semanal, relembrando regras e combinados da escola. III. É uma oportunidade para as crianças, juntamente com seu (sua) professor(a), avaliarem as atividades do dia ou algum conflito que tenha surgido na escola ou no próprio grupo.
Está correto o que se afirma em
A respeito da função social da alfabetização, leia os trechos a seguir que sintetizam a posição de dois importantes teóricos, Paulo Freire e Delia Lerner.

I. Minha impressão é que a escola está aumentando a distância entre as palavras que lemos e o mundo em que vivemos. Nessa dicotomia, o mundo da leitura é só o mundo do processo de escolarização, um mundo fechado, isolado do mundo onde vivemos experiências sobre as quais não lemos. A leitura da escola mantém silêncio a respeito do mundo da experiência, e o mundo da experiência é silenciado sem seus textos críticos próprios.

Adaptado de LEITE et al. Uma entrevista polifônica e virtual com Paulo Freire. In: ZACCUR, E. (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP & A,1999, p.22.

II. O ensino gradual de elementos isolados fragmenta e descontextualiza a leitura. Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor. É se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer. É tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.

Adaptado de LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed,2002, p.73.


Considerando os trechos, é correto afirmar que, para ambos,
Considerando o conceito de didática a partir do pensamento de Paulo Freire, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A didática deve pensar maneiras de transmitir os conteúdos escolares de maneira eficaz, de modo a transformar os alunos em sujeitos.
( ) A didática deve buscar a neutralidade ideológica em seus métodos para garantir que os alunos não terão suas crenças modificadas.
( ) A didática precisa estar centrada na relação de diálogo entre professor e aluno, pensando criticamente os conteúdos tratados.

As afirmativas são, respectivamente,
Durante uma aula de Ciências, o professor Lucas decidiu explorar o tema das mudanças climáticas utilizando diferentes linguagens midiáticas. Ele apresentou um documentário que mostrava o impacto das mudanças climáticas em diversas regiões, seguido de gráficos interativos com dados atualizados sobre a emissão de CO2 e um fórum virtual para que os alunos compartilhassem e debatessem suas reflexões sobre o assunto. Após essas atividades, Lucas propôs que cada aluno produzisse um podcast com a análise do papel da sociedade na preservação ambiental, incentivando-os a relacionar o tema ao seu cotidiano.

Com base na pedagogia de Paulo Freire, assinale a opção que indica o objetivo principal da abordagem adotada pelo professor Lucas.
No livro Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo (1999), Tomaz Tadeu da Silva, afirma que a partir das teorizações críticas de base marxista, a questão da desigualdade - tomada como fenômeno vinculado à injustiça - se estabeleceu nesse campo de discussão. A preocupação em compreender, na perspectiva de transformar, os contextos através dos quais a escola atuava de forma discriminatória em relação às classes trabalhadoras mobilizou a produção de autores das denominadas teorias críticas, como Bordieu, Passeron, Michel Apple, Paulo Freire, por exemplo, e de correntes de pensamento como a Nova Sociologia da Educação.
Com as teorias críticas aprendemos que o currículo é: