Filtrar


Questões por página:
Além de ser empregada em treinamentos empresariais para fins de interação, descontração ou recrutamento e seleção de pessoas, essa técnica, criada pelo psicólogo Kurt T. Lewin, também pode ser utilizada em atividades psicopedagógicas com o objetivo de analisar, integrar, socializar e desenvolver educandos com déficits de aprendizagem. Estamos nos referindo:
O pedagogo é um profissional qualificado para atuar não só no sistema de educação escolar, mas também em espaços não-escolares. Na área da Assistência Social suas ações têm como objetivo
A dinâmica de grupos é uma ferramenta muito utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas nas empresas para seleção de candidatos. Embasados pela Teoria da Dinâmica de Grupos, por Kurt Lewin, responda:
(LEWIN K. Princípios de psicologia topológica. São Paulo: Cultrix,1973).
O Autor procura compreender a estrutura, o poder, a liderança e a comunicação grupal de uma dinâmica de grupos. Pode-se compreender como principal objetivo desta técnica e método educativo:
Acerca da existência de outros campos de atuação pedagógica, Libâneo (2010, p.58) disserta que “podem ser definidas duas esferas de ação educativa na prática do pedagogo: escolar e extraescolar”. Com base nessa citação, analise as afirmativas a seguir.
I. A atuação do pedagogo no âmbito empresarial consiste na limitação do bom emprego de técnicas educacionais com o propósito de apresentar ações fortalecedoras das habilidades humanas. II. O enfoque da pedagogia empresarial são os conhecimentos, as competências e as atitudes consideradas dispensáveis à melhoria da produtividade. III. A pedagogia empresarial implanta programa de qualificação e/ou requalificação profissional, produz e difunde o conhecimento, estrutura o setor de treinamento, desenvolve programas de levantamentos de necessidades de treinamento, desenvolve e adéqua metodologias de informação e da comunicação às práticas de treinamento, dentre outros.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em uma das Diretorias de Ensino da Grande São Paulo, foi realizado um ciclo de estudos sobre o documento “Eixos de Formação” (São Paulo: São Paulo: SEE/EFAP, 2017). Um dos tópicos que mais atraíram a atenção dos participantes foi “Gestão de Pessoas e Equipes” que, segundo o referido documento, diz respeito à “Formação relativa ao desenvolvimento e/ou aprimoramento de competências e habilidades dos servidores da SEE-SP que possibilitem a esse profissional a mobilização das pessoas e equipes num trabalho integrado para a concretização de objetivos, metas e a melhoria contínua dos processos e resultados das UE, das DE e dos órgãos centrais da SEE-SP, além da promoção de um clima organizacional que favoreça a comunicação, o engajamento profissional, o relacionamento interpessoal e a socialização de experiências. Também prevê o compartilhamento de responsabilidades nas ações desenvolvidas e nos resultados obtidos, a criação de novas soluções e implementação de mudanças”, inclusive no uso de