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Sobre os pressupostos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A produção filosófica contemporânea hegemônica proporciona subsídios para que as crianças sejam educadas na escola a partir da noção abstrata e atemporal de “crianças em si” ou “ser humano em si”.
( ) O pensamento sociológico possibilita ao educador a compreensão da escola a partir do contexto social e histórico em que ela existe.
( ) A psicologia contribui para a atuação dos pedagogos na medida em que as crianças têm muitos problemas e o professor precisa, portanto, também atuar como psicólogo na escola.
( ) A perspectiva sociocultural defende que o ser humano constitui-se como tal nas e a partir das suas interações com o meio e os outros seres humanos.


Assinale a sequência correta.

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


A deficiência da Educação Básica e a repetência não podem ser consideradas como possíveis causas da desistência de alunos dos cursos superiores.

O estudo e a prática de uma boa escrita filosófica possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades e competências. Levando em consideração essa afirmação, assinale a alternativa incorreta.
Sobre os objetivos e condições do ensino de filosofia no ensino médio, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A elevação do senso comum à consciência crítica é um dos elementos centrais do significado do conhecimento filosófico, como também uma das principais razões que sustentam a necessidade de ensinar conteúdos de Filosofia na escola e fazer a experiência do filosofar entre os estudantes. ( ) A Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Artigo 36, inciso 12 IV, institui “serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.” A partir da implantação dessa obrigatoriedade, a disciplina de Filosofia volta a fazer parte do currículo do Ensino Médio. ( ) O pensar filosófico é essencial para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, autônomos e capazes de mudar os rumos da sociedade. A motivação da Filosofia é a descoberta de um problema, ao contrário das outras ciências que procuram resolver os problemas. ( ) O conteúdo da filosofia é o filosofar. Este é entendido como exercício de pensamento cujas características são o pensar meditante, reflexivo, a busca, a admiração, o espanto, o diálogo, a escolha, o amor, a paixão, o diálogo consigo mesmo e com os autores ao longo da história da filosofia, a abertura, a suspeita, a crítica, a criação, o questionamento, a imaginação, o sonho, a desmistificação da realidade, o desvelamento da ideologia e do processo ideológico e de alienação, a responsabilidade ética, o compromisso, a criatividade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Leia com atenção o trecho a seguir.
“Com efeito, entendida a pedagogia como ‘teoria da educação’, evidencia-se que se trata de uma teoria da prática: a teoria da prática educativa. Não podemos perder de vista, porém, que se toda pedagogia é teoria da educação, nem toda teoria da educação é pedagogia. Na verdade, o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem. Assim, não se constituem como pedagogia aquelas teorias que analisam a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade não tendo como objetivo formular diretrizes que orientem a atividade educativa, como é o caso das teorias que chamei de ‘crítico-reprodutivistas’”.
(SAVIANI,2006)
Em relação ao que sustenta Saviani no trecho destacado, assinale a afirmativa incorreta.