Filtrar


Questões por página:
A obra de Butler desafia conceitos de identidade, sexualidade e questões corporais. Dentre os pontos-chave dessa obra, indique a alternativa CORRETA.
“A tradição autoritária, segundo o pensamento social brasileiro em Holanda (2016), Faoro (2008) e Schwartzan (1988), foi uma marca perene da formação econômica e sociopolítica do Brasil, cujas bases estariam alicerçadas no regime de apropriação privada da terra, na ausência de relações de solidariedade social, na primazia das relações pessoais e familiares e no poder indelével das elites rurais, dos ‘coronéis’ e sua íntima relação com o processo político.”
(Rezende,2020, p.1. A Formação Social do Estado Brasileiro: origens e a modernização no pensamento político institucional. Disponível em: link)

Com relação ao processo de formação socioeconômica e sociopolítica do Brasil, marque a opção correta:
O conhecimento se organiza mediante conceitos. Estes são sínteses mentais dos nossos esforços em compreender o real e de nos comportarmos adequadamente frente a ele. Os conceitos nos permitem compreender a lógica de constituição dos processos sociais. Daí que o conhecimento não é apenas um dado imediato da sociedade, já que nela imperam modos de pensar próprios à manutenção e reprodução ideológica dessa ordem social. Hegel distingue as formas pelas quais a consciência conhece a realidade. É na consciência, na possibilidade de os homens responderem de maneira nova e de transformar o mundo, que se localiza a distinção ontológica entre a processualidade social e os processos naturais. Analise as afirmativas em relação às formas pelas quais a consciência conhece a realidade, de acordo com a distinção de Hegel e o contexto anterior.

I. O saber imediato, derivado da intuição.
II. O entendimento, próprio da razão analítica (intelecto).
III. A reflexão, própria do saber psicológico.
IV. A razão dialética.

Estão corretas apenas as alternativas
O lugar de reprodução dos indivíduos é o cotidiano; assim sendo, é um espaço que não se pode eliminar, nem suprimir e é nele que ocorre a ação profissional. Apesar de o cotidiano ser uma mediação entre o particular e o universal, ele limita as possibilidades de os indivíduos se concentrarem inteiramente nas atividades que realizam, tendo em vista suas características de:
Dentre as categorias dialéticas, há a que reconhece a realidade como intrinsecamente dinâmica, porque é atravessada por forças polarizadas de componentes que, ao mesmo tempo formam e instabilizam o todo. Trata-se da categoria: