Filtrar


Questões por página:
O conceito de instituição, fundamental para o Serviço Social, considerando o grau de institucionalização dominante na prática profissional, varia conforme a orientação teórica. Sobre esse conceito é correto afirmar: I. Na visão positivista/funcionalista representam as instâncias de ordenamento social, garantem por seu papel normativo a correção das desordens. II. Na concepção marxista clássica as instituições estatais são espaços de transformação, no qual a classe trabalhadora impõe seu projeto. III. Na concepção fenomenológica significa espaço contraditório, onde os projetos das distintas classes se enfrentam, propiciando a conquista da hegemonia pela melhor organizada. IV. No marxismo gramsciano as instituições no Estado ampliado expressam a expansão da democracia burguesa, como a pluralidade partidária, o que levará pela via longa ao socialismo. V. Na visão liberal burguesa as instituição estatais devem manter-se distantes da intervenção no âmbito mercantil, já que essa dimensão organizadora da sociedade possui leis naturais autorreguláveis. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
O serviço social, numa perspectiva fenomenológica, é materializado na Metodologia Dialógica, cuja fundamentação filosófica está apoiada em duas correntes do pensamento contemporâneo, quais sejam:

No que concerne aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social, julgue o item subsecutivo.

O pensamento de origem marxista permeava o universo profissional dos assistentes sociais antes do movimento de reconceitualização do serviço social.

A respeito do projeto ético-político do serviço social, julgue o item seguinte.

De acordo com a ontologia do ser social, a dimensão teleológica deve estar presente no processo de trabalho do assistente social, articulando as escolhas que ele fará quanto ao objeto, aos meios de trabalho, às atividades e às finalidades de sua atuação.

A cidadania, no contexto contemporâneo, configura-se como: