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Faleiros (1987) apresenta-nos em sua obra “Saber Profissional e Poder Institucional” uma sólida discussão a respeito de questões que estão presentes na prática do Assistente Social. As considerações desse autor, válidas ainda atualmente, nos auxiliam no entendimento do conceito de instituição. Recorrendo ao pensamento de Faleiros (1987) julgue as afirmativas abaixo:


I. As instituições não são um simples fenômeno superestrutural e sim organizações transversais a toda a sociedade.

II. As instituições não são veículos da mercantilização de bens e serviços uma vez que são equipamentos com clara preocupação com o bem-estar da população.

III. As instituições aparecem como mecanismos reguladores das crises do desenvolvimento capitalista em todos os níveis.

IV. A instituição efetiva direitos e não realiza o controle da vida pessoal e social do usuário, já que isso despossui indivíduos e grupos de si mesmo.

V. As instituições, como instrumentos de políticas sociais, estruturam-se em função da universalização do acesso à serviços.


Estão corretas as afirmativas:

O termo burocracia apresenta uma indicação da forma de organização com base na racionalidade das leis. A conotação negativa dos papéis e regulamentos tem sua origem nas disfunções das organizações burocráticas. Um dos seus pioneiros e teóricos de maior renome foi um cientista social do século XX, que entendeu que a Burocracia é importante para as organizações e o que se deve criticar é o excesso da burocracia, que, muitas vezes, gera o engessamento dos processos e do trabalho, sendo causador da ineficiência. A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta o precursor da Teoria da Burocracia.
No desenvolvimento de sua prática investigativa, o(a) Assistente Social baseia-se em conceitos teóricos fundamentais acerca da realidade social em que está inserido(a). Tais conceitos (aporte teórico) auxiliam na identificação, análise e proposição de soluções estratégicas junto às demandas que lhe são postas. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente os teóricos em que tais conceitos fundamentais clássicos podem ser encontrados.

O marxismo, enquanto teoria, é uma “abordagem que considera a historicidade dos processos sociais e dos conceitos, as condições socioeconomicas de produção dos fenômenos e as contradições sociais” (Minayo, 2012). Enquanto método, propõe a abordagem:

A capacidade de construir um diálogo fértil e rigoroso entre história e teoria é uma exigência ao profissional de serviço social na atualidade. A teoria “afirma-se como expressão, no campo do pensamento, da processualidade do ser social, apreendido nas suas múltiplas relações e determinações” (lamaoto, 2009) . Esse conhecimento processado denomina-se: