Filtrar


Questões por página:

O marxismo, enquanto teoria, é uma “abordagem que considera a historicidade dos processos sociais e dos conceitos, as condições socioeconomicas de produção dos fenômenos e as contradições sociais” (Minayo, 2012). Enquanto método, propõe a abordagem:

A capacidade de construir um diálogo fértil e rigoroso entre história e teoria é uma exigência ao profissional de serviço social na atualidade. A teoria “afirma-se como expressão, no campo do pensamento, da processualidade do ser social, apreendido nas suas múltiplas relações e determinações” (lamaoto, 2009) . Esse conhecimento processado denomina-se:

A ideologia, as normas e os valores burgueses devem ser incorporados pelo conjunto da população como cultura oficial, o que obriga a classe hegemônica a duas estratégias: a naturalização e a ocultação daqueles.

Assinale a opção cuja assertiva está alinhada com o tipo de raciocínio apresentado acima.
A capacidade humana de projetar finalidade às ações, finalidades que contêm uma intenção ideal e um conjunto de valores direcionados ao que se julga melhor em relação ao presente, denomina-se

O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.

M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p.18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade.

Sob a influência da tradição marxista no contexto atual, o serviço social superdimensiona o saber-fazer, por meio de aportes teórico-analíticos que abordam as relações sociais individuais no plano das vivências imediatas.