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“Escrava Anastácia (Pompeu,12 de Maio de 1740 – data e local de morte incertos) é uma personalidade religiosa de devoção popular brasileira, adorada informalmente pela realização de supostos milagres. A própria existência da Escrava Anastácia é colocada em dúvida pelos estudiosos do assunto, já que não existem provas materiais da mesma. O seu culto foi iniciado em 1968, quando numa exposição da Igreja do Rosário do Rio de Janeiro em homenagem aos 90 anos da Abolição, foi exposto um desenho de Étienne Victor Arago representando uma escrava do século XVIII que usava máscara de ferro (método empregado nas minas de ouro para impedir que os escravos engolissem o metal).”

(Disponível em: http://www.centroanastacia.com/index.php/quem-somos/escrava-anastacia.)


Os escravizados eram vigiados de perto por feitores que quase sempre os castigavam por qualquer pequena falta, como fazer uma pausa para descanso ou se distrair no trabalho. Os castigos eram muitos: a gargalheira, a máscara de flandres, entre outros. Sobre o tratamento dos escravos no período colonial do Brasil e sua forma de resistência, é correto afirmar que:
“O desbravamento na região que hoje compreende o Estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos _____________, em busca de _______________________. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais”. Disponível em:
https://www.mg.gov.br/pagina/historia
A alternativa que completa corretamente as lacunas é:
“A Cabanagem, movimento político constituído no Pará e no Amazonas pelos cabanos – aqueles que moravam em casas pobres, cabanas – expressou um momento das lutas liberais pela independência e igualdade no Brasil no séc. XIX. Cabanos eram os ‘Tapuias’ (termo utilizado na Amazônia para os indígenas que já eram cristãos e mantinham contatos pacíficos com os brancos [...]), os negros escravizados, os grupos indígenas diversos e a população cabocla ribeirinha, sendo os ‘Tapuias’ majoritários na revolta [...].” (Adaptado de OLIVEIRA, J.; FREIRE, C. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: LACED,2006, p.90).
Assinale a alternativa correta.

“Movimento indígena, segundo uma definição mais comum entre as lideranças indígenas, é o conjunto de estratégias e ações que as comunidades, organizações e povos indígenas desenvolvem de forma minimamente articulada em defesa de seus direitos e interesses coletivos.” (BANIWA, G. Movimentos e políticas indígenas no Brasil contemporâneo. Revista Tellus,2007, p.128).

Assinale a alternativa correta.

Qual das revoltas brasileiras abaixo é tida como uma revolta de cunho nativista?