Filtrar


Questões por página:
Abaixo apresentamos um excerto escrito pelo historiador Boris Fausto, leia com atenção:
‘A população da colônia viveu em sua grande maioria no campo. As cidades cresceram aos poucos e eram dependentes do meio rural, a própria capital da Colônia foi descrita por Frei Vicente de Salvador, no século XVI, como ‘cidade esquisita, de casas sem moradores, pois os proprietários passavam mais tempo em suas roças rurais, só acudindo no tempo das festas’. Um padre jesuíta refere-se à pobreza da pequena São Paulo, no século XVII, como resultado da constante ausência de habitantes”.
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta.
Com base em seus conhecimentos sobre a economia aurífera colonial brasileira, podemos afirmar que:
Julgue os excertos abaixo:
I. Uma das primeiras manifestações carnavalescas no Brasil, ainda no período colonial, foi o entrudo RECONHECIDA COMO UMA II. Brincadeira de origem portuguesa na qual os participantes lançavam uns nos outros, entre outras coisas, baldes de água, farinha e limões.
Leia o fragmento abaixo:
“O nosso sertanejo disfarça, esconde, mistifica sua culinária quando tem visitas. Crê ficar desonrado servindo coalhada com carne de sol, costelas de carneiro com pirão de leite, paçoca com bananas, milho cozido, feijão verde, o mugunzá que o africano ensinou e a carne moquecada que ele aprendeu com o indígena. Nada mais antipatriótico e desumano que esta modéstia criminosa”.
Fonte: CASCUDO, Luís da Câmara. Viajando o sertão.4ª ed. São Paulo: Global,2009, p.39.

A partir da leitura do fragmento acima e dos diferentes contextos históricos que marcaram a colonização portuguesa do Brasil, assim como os períodos posteriores, é correto afirmar que o autor identifica, a partir da culinária sertaneja e suas características:

Julgue o item a seguir, relativo aos africanos e indígenas na América portuguesa.


A antropofagia tupinambá fazia parte da lógica de guerra entre indígenas, baseando-se na ideia da vingança.