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“A vida social foi quase exclusivamente rural nos dois primeiros séculos da história da Bahia. Existia a cidade do Salvador, sede dos governos gerais e vice-reinados, centro administrativo, religioso, militar e comercial e ativo porto de embarque de açúcar, fumo, algodão, entre outros. A maioria dos proprietários vivia nos sobrados e casas de suas plantações, engenhos e fazendas e só começaram a ter residência fixa na cidade na segunda metade do século XVII.”
TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia.11. ed. São Paulo: Ed. da UNESP; Salvador: EDUFPA,2008, p.73.


A respeito da sociedade agrária, escravista e mercantil da Bahia, assinale a alternativa correta.
“A sociedade nascida no Nordeste açucareiro transcendeu sua finalidade puramente mercantil e constituiu-se, com seus próprios valores, na civilização do açúcar.”
FERLINI, Vera Lúcia Amaral. A civilização do açúcar. 11. ed. São Paulo: Brasiliense,1994, p.9.

O excerto traz à tona como a consolidação da produção de açúcar no Nordeste brasileiro engendrou uma série de modificações sociais, técnicas e econômicas no país entre os séculos XVI a XVIII. Sobre essas modificações, assinale a alternativa incorreta.
Durante o período colonial brasileiro, diversas rebeliões e levantes marcaram a luta contra o domínio português e as condições opressivas impostas à população. Essas rebeliões desempenharam um papel importante na busca por autonomia e liberdade. Teste seus conhecimentos sobre as rebeliões coloniais no Brasil com a seguinte questão:
Qual das seguintes rebeliões coloniais no Brasil é conhecida por ter ocorrido no contexto da exploração do ouro e ter sido liderada por um alferes?

Analise bem a charge e responda a questão :

Imagem associada para resolução da questão


CORRETA sobre as Capitanias Hereditárias no contexto da colonização do Brasil?

Varnhagen no século XIX afirmava em relação aos indígenas que “povos na infância, não há história: há só etnografia.” (História Geral do Brasil 1962 [1854], v1, p.42).
Tal concepção está ligada a uma historiografia tradicional que representava a relação de contato entre índios e a sociedade Ocidental como: