Questões de Concurso
Filtrar
323 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 65
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
História
Caio Prado (2000) destaca a importância da escravidão na formação da sociedade brasileira. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre a escravidão e a formação da identidade nacional brasileira:
Concurso:
Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
História
A formação do Brasil, enquanto nação, foi profundamente influenciada pela dinâmica de relações transatlânticas entre diferentes povos, culturas e territórios ao longo dos séculos. No entanto, essas relações não se limitaram apenas ao processo de colonização, mas envolveram também interações complexas que englobavam trocas, conflitos e as próprias configurações de poder e território. Com base nessa análise, qual das alternativas a seguir melhor descreve como o Atlântico Sul foi um espaço central na formação do Brasil, considerando a diversidade de vivências e as práticas que caracterizaram esse período?
Concurso:
Prefeitura de Estrela Dalva - MG
Disciplina:
História
Durante o período colonial, Minas Gerais destacou-se como centro cultural e artístico do Brasil, especialmente nos séculos XVII e XVIII, período do ciclo do ouro. A produção artística local incluía arquitetura, escultura e pintura, com forte influência do barroco e voltada, em grande parte, à religiosidade. Entre os artistas e manifestações desse período, qual alternativa está correta?
Disciplina:
História
“Foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa. ... Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados.” O trecho acima diz respeito:
Concurso:
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Disciplina:
História
Desde o início do século XIX, mesmo antes da Independência do Brasil, a Inglaterra exercia forte pressão pelo fim do tráfico negreiro. Usando de sua influência e diplomacia e, em última instância, seu poderio militar, os ingleses se interessavam pela extinção do tráfico a partir de vários motivos, dentre os quais podemos citar como o principal: