Filtrar


Questões por página:
Leia o texto a seguir: “Em março de 1921, Lenin disse ao Décimo Congresso do Partido que a Rússia era como um homem ‘espancado quase até não lhe sobrar mais vida’. O Congresso, reunido enquanto a rebelião de Kronstadt acontecia, realizou-se ante um cenário de absoluta devastação na economia e insurgências camponesas por toda a nação. Muitos temiam que o regime não sobrevivesse.”
Após a Revolução de Outubro, em 1917, e a guerra civil que seguiu a ela, a Rússia recém-socialista estava devastada. Para tentar amenizar a situação, os revolucionários, liderados por Vladimir Lenin promoveram uma política econômica que fora vista na época como uma espécie de recuo aos ideais socialistas. Tal política ficou conhecida como:

Com relação a revoluções ocorridas na Europa entre os séculos XVIII e XX, julgue o item a seguir.


Entre as razões para a falta de apoio dos agricultores ao Partido Comunista na guerra civil de 1918-1920, destaca-se uma iniciativa dos dirigentes da Revolução Russa que contribuiu para o sucesso desse evento catalizador do século XX: o bloqueio do acesso à terra aos camponeses.

Visualizar Questão Comentada
O ‘centralismo democrático’, formulado por Lênin, foi um princípio fundamental na construção do Partido Bolchevique e na condução da Revolução Russa de 1917. Considerando sua formulação e suas implicações históricas, assinale a opção correta.
Considerando as diversas concepções das correntes historiográficas e os diversos tipos de documentos históricos, avalie as proposições a seguir:
I- Historiadores do século XIX, ligados a Escola Metódica, tinham a concepção de que o documento histórico era, em sua essência, o texto escrito. Precisava-se apenas ter garantia de sua autenticidade. II- Com o advento da Escola dos Annales, na primeira metade do século XX, há um alargamento da noção de fonte histórica. Para Bloch na medida que há ampliação do campo do historiador, amplia-se a tipologia de sua fonte. III- Hegemonicamente, os historiadores de hoje, entendem documento histórico como prova, uma visão objetiva da história que se faz presente inclusive no espaço escolar. Há uma preocupação essencial com a autenticidade e o documento por si só, já fala. Não há subjetividade na construção histórica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Considere: “O primeiro aspecto a ser discutido, para a compreensão essencial dos princípios norteadores do materialismo é a dialética.” (BARROS, José de Assunção. Teoria da História – os paradigmas revolucionários. RJ. Vozes.2011. p.36).
Analise as proposições a seguir:
I- Para o pensamento hegeliano, o processo dialético situa-se na matéria, erradicando toda a concepção de um mundo marcado pelo idealismo, pelo espírito. II- Tendo como referência a Escola Inglesa do Marxismo, compreende-se que o mundo da cultura passa a ser analisado como parte integrante do modo de produção gerando a afirmação de Edward Thompson de que “sem cultura, não há produção”. III- Com Thompson e outros historiadores da Escola Inglesa do Marxismo, a classe social, solidifica-se como estrutura, algo estático distanciando-se de noções de identidade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Visualizar Questão Comentada