Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:

I. O fim do czarismo na Rússia ocorreu sob fortes movimentos populares e iniciativas revolucionárias em todo o seu território. A maioria das tentativas de derrubar o governo da Família Imperial Russa foram fracassadas ou fortemente repelidas pelo exército. Nesse contexto, foi apenas com a ampliação do grupo político denominado de “Mencheviques” que as ações revolucionárias começaram a ter êxito, pois os indivíduos dessa corrente revolucionária defendiam que a Revolução Comunista não deveria seguir as etapas definidas por Marx.

II. A República Socialista Federativa Soviética Russa, em conjunto com as Repúblicas Socialistas Soviéticas da Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásia, formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ou simplesmente União Soviética, em 30 de dezembro de 1822. Essa federação, após sucessivas trocas de líderes impopulares, adotou como líder, em 1911, Josef Stalin, o qual se manteve como supremo chanceler da URSS até 1972.

Marque a alternativa CORRETA:
Indicar o líder bolchevique, personalidade central da Revolução de 1917, lançou "As Teses de Abril", documento que tinha como base reivindicatória: paz, terra e pão. Esse documento integra um conjunto de escritos revolucionários que contribuiu para a derrubada do regime czarista.
Em 2017 foi celebrado o primeiro centenário de uma Revolução que, pela influência que exerceu na história politica e nas relações internacionais, marcou o século XX. As três questões seguintes referem-se a esse acontecimento.
Indique a Revolução cujo centenário ocorreu em 2017.
O século XX iniciou-se com muitas tensões herdadas do século anterior, que redundaram em guerras e revoluções. Sobre isso é INCORRETO afirmar que
Esse ano a Revolução Russa completa cem anos. Trata-se de um marco na história russa e mundial. Sobre este evento assinale a alternativa INCORRETA: