Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) “A Grande Revolução de Outubro foi uma revolução sem exemplo na história da humanidade. Seu inspirador, seu chefe e se organizador foi o partido dos bolcheviques, seu comitê central, dirigido por Lenine.” (REED, John. Os dez dias que abalaram o mundo. São Paulo: Global Editora,1978, p.17) Sobre a Revolução citada acima, podemos corretamente assinalar:
Vista popularmente como guerra contra todos os privilégios, a ideologia prática da Revolução Russa devia menos a Marx – cujas obras mal eram conhecidas pelas massas semianalfabetas – e mais aos costumes igualitários e anseios utópicos do campesinato. Muito antes de ser escrita por Marx, o povo russo vivera segundo a ideia de que o excesso de riqueza era imoral, que toda propriedade era roubo e que o trabalho manual era a única fonte verdadeira de valor. (FIGES, Orlando. Uma história cultural da Rússia. Rio de Janeiro: Record,2017, p.528)
O texto remete à origem popular do impulso revolucionário, presente na Rússia do início do século XX. Esse impulso
[...]. A partir da primeira Revolução, os mencheviques deduziam a necessidade de uma aliança com os liberais, segundo o caráter burguês da Revolução, e colocavam esta aliança acima de uma colaboração com a classe camponesa, considerada como aliada pouco segura. Os bolcheviques, contrariamente, baseavam toda a perspectiva da Revolução numa aliança do proletariado com os camponeses contra a burguesia liberal. Como os socialistas revolucionários julgavam-se, antes de mais nada, partido camponês, era de esperar que na Revolução se efetuasse a aliança entre bolcheviques e populistas, em contraposição à aliança dos mencheviques com a burguesia liberal. [...]. (TROTSKY, Leon. A História da Revolução Russa – A queda do Tzarismo. Brasília: Editora do Senado. v.1. p.245. Coleção Edições do Senado Federal, v.240-A).
O texto acima, escrito por um contemporâneo da Revolução e membro ativo do processo revolucionário, faz referência
Vivíamos numa era engolfada pela política, embora os temas do mundo a nossa volta somente nos chegassem, como disse, pelas conversações que ouvíamos dos adultos e cujo significado as crianças não assimilavam completamente. (...) sabíamos que tinha havido uma revolução na Rússia, mas do que se tratava exatamente? (HOBSBAWM 2002, p.27).
De acordo com o trecho acima e considerando a Revolução Russa de 1917, assinale a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:

I. As ações revolucionárias no antigo Império Russo foram, em grande parte, retardadas devido à falta de consenso entre seus líderes sobre a forma como se deveria derrubar o Império e implantar um governo do povo. Esses conflitos internos entre os grupos revolucionário apenas cessaram quando Lenin assumiu a liderança do Partido dos Trabalhadores e determinou que a Revolução Comunista apenas poderia ocorrer em um país onde o capitalismo tivesse atingido um elevado grau de maturidade em relação às práticas do mercado financeiro.

II. Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudônimo de Lenin, foi um revolucionário comunista, político e teórico político do Socialismo que governou a URSS de 1917 até 1930, quando implantou uma série de ações estatais que tolheram as bases do que seriam as “repúblicas soviéticas”, no mandado do seu sucessor, Stálin.

Marque a alternativa CORRETA: