Filtrar


Questões por página:
“A profissionalização é uma transformação estrutural que ninguém pode dominar sozinho. Por isso, ela não se decreta, mesmo que as leis, os estatutos, as políticas da educação possam facilitar ou frear o processo” (PERRENOUD,2000, p.178).
Em relação à profissionalização do professor, marque V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas abaixo.
( ) Centrar-se nas competências a serem desenvolvidas nos alunos e nas mais fecundas situações de aprendizagem. ( ) Diferenciar seu ensino, praticar uma avaliação somativa para lutar ativamente contra a reprovação. ( ) Desenvolver uma pedagogia passiva e cooperativa fundamentada em projetos. ( ) Entregar-se a uma ética explícita da relação pedagógica e ater-se a ela.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
“A especialização, o pensamento e as competências dos professores são objeto de inúmeros trabalhos, inspirados na ergonomia e na antropologia cognitiva, na psicologia e na sociologia do trabalho, bem como na análise das práticas” (PERRENOUD,2000, p.12). Segundo o autor, são competências dos professores, EXCETO:
Segundo Perrenoud (2002), e seus estudos sobre a formação docente considerando a ideia de competência, além da pessoalidade e do âmbito é a mobilização, caracterizando a mobilização de saberes como elemento a serviço da competência. Assim, “uma competência está sempre associada a uma mobilização de saberes. Não é um conhecimento acumulado, mas a virtualização de uma ação, a capacidade de recorrer ao que se sabe para realizar o que se deseja, o que se projeta (p.145). Assinale a alternativa CORRETA sobre a competência na prática docente:
Segundo Perrenoud, existe um modelo alternativo à organização clássica da escolaridade em etapas de um ano, com duração de dois, três ou quatro anos, para enfrentar o fracasso escolar, garantindo a aprendizagem dos alunos por meio da progressão das suas aprendizagens. Desta forma, a implantação desse modelo em uma rede de ensino constitui-se em uma oportunidade de construir um novo tipo de escola, baseada na lógica da aprendizagem e não na mera classificação e reprovação de alunos. Esse modelo recebe o nome de:
De acordo com Perrenoud, há dez grandes famílias de competências para ensinar. A alternativa que apresenta uma dessas famílias é: