Questões de Concurso
Filtrar
143 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 29
Questões por página:
Romper com o modelo tradicional de ensino, visando o desenvolvimento da aprendizagem com a participação ativa dos alunos dentro da proposta da pedagogia de projetos a qual estabelece uma aprendizagem significativa é, sem dúvida, uma possível solução para que o ensino consiga vencer com os antigos paradigmas da educação. Acerca do exposto e considerando as principais características de um projeto de trabalho, apontadas por Hernandez, analise.
I. Inicia-se um processo de pesquisa.
II. Recapitula-se (avalia-se) o que se aprendeu.
III. Conecta-se com um novo tema ou problema.
IV. Buscam-se e selecionam-se fontes de informação.
V. Independem de relações com outros problemas.
VI. Representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido.
VII.Parte-se de um tema ou de um problema escolhido anteriormente pela equipe pedagógica.
Estão corretas apenas as afirmativas
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta uma ação correta a ser tomada por Ana.
Um projeto poderia ser definido como uma pesquisa específica ou uma investigação desenvolvida em profundidade, sobre um tema claramente delineado e com objetivos claros a serem aferidos. (...) É realizado por duas ou mais classes, ou até mesmo por todos os alunos da escola, para que busquem concretizar essa pesquisa e alcançar esses objetivos. É, pois, um esforço investigativo que busca respostas convincentes encontradas pelos alunos e orientado pelo professor, ou por uma equipe de professores.
ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e
práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes,2008, p.117.
Acerca da metodologia pedagógica descrita acima, e seus impactos no processo de aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
Proveniente das rápidas e múltiplas transformações científicas, tecnológicas e sociais ocorridas na contemporaneidade, as metodologias ativas vêm se constituindo como estratégias pedagógicas para além da concepção e atuação nos processos de ensinar e aprender centrada nos paradigmas tradicionais, ou seja, inverte e reverte o contexto educativo da escola e o papel do aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem, de maneira autônoma, criativa, crítica, reflexiva e participativa.
SEFTON, Ana Paula; GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para a aprendizagem significativa. In: Metodologias ativas: estratégias de aprendizagem e os paradigmas educacionais. Freitas Bastos Editora,2022.
Considerando as premissas que embasam as metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.
I. Personalização da aprendizagem.
II. Múltiplas Inteligências e Competências.
III. Métodos e atividades focadas na experiência.
IV. Processos Criativos e Colaborativos.
V. Acreditar que todos os alunos irão experienciar da mesma forma e aprender todos da mesma maneira.
É CORRETO apenas o que se afirma em: