Filtrar


Questões por página:
De acordo com Severino, “Antes de ser realizado, um trabalho de pesquisa precisa ser planejado. O Projeto é o registro deste planejamento”. (SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez,2013.)
Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa INCORRETA.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Metodologias Ativas.
( ) As metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional.
( ) As metodologias ativas de aprendizagem são uma técnica pedagógica que se baseia em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes em se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento.
( ) O papel do professor é de um mediador, orientando e conduzindo os alunos na solução de problemas, na elaboração de ideias e argumentos.
( ) Design thinking é uma metodologia que estimula o ensino lúdico e o pensamento analítico, desenvolvendo habilidades antes inéditas na sala de aula.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de Metodologias Ativas.
Os projetos de trabalho devem ser concebidos como uma postura pedagógica que se revela na busca da escola como espaço de cultura viva, que saiba acolher a diversidade das relações presentes na realidade cultural em que está inserida; uma postura que procura romper com uma concepção compartimentada da educação, centrada na fragmentação da vida escolar.” O que caracteriza a postura revelada pelos projetos de trabalho?

I. Trabalhar com projetos envolve sempre a resolução de problemas, possibilitando a análise, a interpretação e a crítica por parte dos alunos.
II. Os conteúdos das disciplinas são vistos como ferramentas necessárias para a compreensão e a intervenção na realidade, estudados dentro de um contexto que lhes dá sentido.
III. O projeto possibilita o trabalho com diversas fontes de informação, propondo atividades abertas e dando possibilidades aos alunos de estabelecerem suas próprias estratégias de aprendizagem e formas de registro e avaliação.
IV. A flexibilidade no uso do tempo e do espaço possibilita um repensar da organização escolar.
V. Alunos e professores são sujeitos do processo, gerando uma comunidade democrática dentro da sala de aula e criando um vínculo entre escola e realidade social.

Estão corretas apenas as afirmativas:
A estratégia da situação-problema contempla as categorias da dialética no processo de construção de conhecimento quando estimula ou amplia a significação dos elementos apreendidos em relação à realidade. Exige uma constante continuidade e ruptura no levantamento e na análise dos dados e na busca e construção de diferentes alternativas para a solução do problema. Possibilita a práxis, a problematização, a criticidade na identificação da solução e a totalidade, pois tudo está interligado. Uma equipe de educadores em saúde desenvolveu uma situação-problema com a finalidade de desenvolver em um grupo de pacientes a capacidade de analisar criticamente a sua realidade e decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações frente a questões relacionadas aos pacientes de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Utilizando a metodologia dialética, foram planejadas as atividades da seguinte forma; analise-as.

1. Atividade 01: apresentar aos pacientes a situação-problema “A família de Teresinha”, solicitar que leiam a situação e, em grupo, refletir sobre suas questões: “O que você sentiu ao ler a história?” e “Que elementos apresentam semelhanças com o seu cotidiano?”. Objetivo: mobilizar os pacientes a buscar conhecimentos relativos ao tema aguçando a curiosidade deles ao apresentar uma situação relacionada ao seu cotidiano.

2. Atividade 02: estabelecer uma relação dialógica abordando os principais temas relacionados a diabetes e hipertensão, os respectivos cuidados e agravos à saúde e as formas de enfrentamento dos problemas levantados. Objetivo: organizar o conhecimento prévio dos pacientes desmistificando possíveis crenças, valores e tabus; apresentar conteúdos relacionados às patologias; estimular a reflexão; e, possibilitar questionamentos relacionados aos problemas levantados.

3. Atividade 03: reelaborar a situação-problema em subgrupos de pacientes. Objetivo: refazer a situação-problema com finalidade de sistematizar e expressar os conhecimentos construídos e reconstruídos de forma que os pacientes possam repensar suas respostas e formular propostas para enfrentar, solucionar ou minimizar problemas.

4. Atividade 04: apresentar e discutir a reelaboração da situação-problema para o grupo. Objetivo: discutir a situação- -problema retificando as ideias equivocadas; possibilitar a reflexão e questionamentos através do confronto de opiniões como forma de materializar o conhecimento; e, socializar as propostas formuladas para enfrentar, solucionar ou minimizar os problemas.


As atividades planejadas para a situação-problema, pela ordem em que foram propostas, exploram as seguintes etapas da dialética: