Filtrar


Questões por página:

“Lima (2007) afirma que um ponto de vista polêmico e amplamente debatido em pesquisas realizadas na área de ensino e educação é a grande dificuldade que os alunos do Ensino Médio enfrentam no processo aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química. Ao observarmos como ela é ensinada nas escolas brasileiras, identificamos que seus conhecimentos são difíceis de serem entendidos. Isso se deve principalmente aos conceitos complexos necessários e ao rápido crescimento do conjunto de conhecimentos que a envolvem. Para se tornar efetivo, o ensino de Química deve ser problematizador, desafiador e estimulador, de maneira que seu objetivo seja o de conduzir o estudante à construção do saber científico. Não se pode mais conceber um ensino de química que simplesmente apresenta questionamentos pré-concebidos e com respostas acabadas. É preciso que o conhecimento químico seja apresentado ao aluno de uma forma que o possibilite interagir ativa e profundamente com o seu ambiente, entendendo que este faz parte de um mundo do qual ele também é ator e corresponsável.”

(Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro 2013/quimica_artigos/perspect_novas_metod_ens_quim. pdf. Acesso em: 05/05/2018.)


Objetivando contribuir com uma alternativa para a solução do problema do ensino de Química, alguns estudiosos têm levantado questões pertinentes a novas concepções metodológicas que poderiam ser capazes de melhorá-lo. NÃO corresponde ao objetivo dos cientistas para a alternativa de solução do problema de Ensino da Química:

A pedagogia de projetos na Educação Infantil deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A pedagogia de projetos na Educação pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento no contexto da escola.

( ) A prática pedagógica assume uma postura reflexiva e investigativa, com vistas a integrar o projeto em uma abordagem interdisciplinar.

( ) O projeto parte de uma problemática e, portanto, quando se conhece a priori todos os passos para solucionar o problema, esse processo se constitui em um exercício e aplicação do que já se sabe.

( ) O projeto na Educação Infantil deve ser conceituado como um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de um tema selecionado, resultando em uma apresentação de trabalho em sala de aula.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

O conhecimento científico é muito importante para o ensino de Química. A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. No que concerne à pesquisa, é INCORRETO afirmar que

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

O uso de projetos como modalidade didática permite aos estudantes formular questões, observar, investigar e localizar as fontes de informação.

Poluição mata cerca de 4 toneladas de peixes no Rio de Janeiro Cerca de quatro toneladas de peixes mortos foram retiradas quinta-feira (8) da lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro). Para a Serla - Superintendência Estadual de Rios e Lagoas, a mortandade poderia ter sido evitada se as obras do projeto LagoAmar, que serviria para revitalizar as lagoas da Barra e Jacarepaguá, não fossem embargadas pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Procurado pela reportagem, o Ibama não havia se pronunciado até o final da noite de quinta-feira. A Serla afirma que os peixes, da espécie das savelhas, morreram por causa da pouca troca de água na lagoa, além do acúmulo de algas. A lagoa de Marapendi recebe esgoto sem tratamento de condomínios da Barra da Tijuca. As savelhas são consideradas as espécies mais frágeis do ecossistema da lagoa. No início do ano, equipes da Comlurb - Companhia Municipal de Limpeza Urbana removeram cerca de 15 toneladas de peixes mortos da lagoa. (Folha Online) In: http://noticias.ambientebrasil.com. br/noticia/?id=20774 A diretora da escola Z, localizada na circunvizinhança da Lagoa de Marapendi, ao ler a matéria publicada na Folha Online, avaliou que a responsabilidade pelo problema seria dos condomínios que cercam a lagoa, da Prefeitura da cidade e, também, das escolas. Com o objetivo de contribuir para a conscientização da comunidade escolar sobre o problema, a escola deverá