Filtrar


Questões por página:
Na perspectiva do desenvolvimento humano uma das teorias mais importantes e, quiçá, das mais completas para a época, foi a criada pelo suíço Jean Piaget (1896- 1980) famoso por seus estudos sobre o pensamento lógico nas crianças. Desenvolveu o método clínico de investigação das ideias infantis. As fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem em estágios. Assinale a alternativa que não faz parte do estágio de Piaget:
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
A epistemologia genética de Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro estágios distintos, na seguinte ordem: sensório-motor (0 a 2 anos de idade); pré-operatório (2 a 7 anos de idade); operatório concreto (7/8 a 11/12 anos de idade); e operatório formal/abstrato (11/12 anos de idade em diante). Nesse último estágio, a criança também tem a ação interiorizada reversível, mas passa a ter capacidade de trabalhar com abstração total, libertando-se do concreto.
A respeito do processo de aprendizagem, segundo a Teoria Construtivista de Jean Piaget, é correto afirmar:
Piaget, quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de transição (PIAGET,1975). Essas 4 fases são:
Considerando as contribuições de Jean Piaget, uma criança que olha uma vaca e diz “au-au” está em um processo de construção progressiva de conhecimento do mundo e do ambiente que a cerca.
Assinale a opção que apresenta o conceito piagetiano referente à situação hipotética precedente.