Filtrar


Questões por página:
O desenvolvimento do pensamento lógico-matemático em crianças é um processo gradativo que depende da interação com o meio e de experiências concretas. Segundo Jean Piaget, em que fase do desenvolvimento a criança começa a demonstrar a capacidade de realizar operações mentais lógicas sobre objetos e situações concretas?
Complete as frases com os processos cognitivos de Piaget.
1) Na _____ são incorporados os dados exteriores às organizações mentais do indivícuo. Por exemplo quando uma criança tem novas experiências (ouve ou vê alguma coisa nova) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. Isto significa que a criança terá de adaptar esses estímulos às suas organizações cognitivas, que já possuía até aquele momento.
2) A _____ permite a adaptação do indivíduo ao meio e assim desenvolver o seu pensamento de forma a ficar cada vez mais complexo.
3) A _____ acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe a nova informação em função das particularidades desse novo estímulo. Dá-se uma transformação dos esquemas mentais do sujeito por influência da incorporação dos dados do meio.
Como as teorias de desenvolvimento humano de Piaget e Vygotsky podem ser aplicadas para melhorar as práticas pedagógicas no ensino fundamental, promovendo uma aprendizagem mais efetiva e significativa?
Os fatos e as teorias do construtivismo genético de Piaget e, sobretudo, sua descrição dos estágios do desenvolvimento da infância e dos conhecimentos científicos, foram usados como base para diferentes práticas escolares. Uma delas é a utilização de “provas” piagetianas que visam a:
Segundo Piaget, o desenvolvimento é: