Filtrar


Questões por página:
Cada uma das fases do desenvolvimento humano, conforme Jean Piaget, é caracterizada por formas distintas de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. Neste período, de acordo com Piaget, os bebês desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles, tendo autonomia para explorá-lo e construir sua percepção de mundo. Passam a agir não mais apenas por reflexo, mas direcionam seus comportamentos tendo objetivos a alcançar. Trata-se do período
Não é possível afirmar que Piaget não mereça crítica. Sabe-se hoje que suas pesquisas subestimaram um pouco a capacidade da criança e que algumas das limitações que apontou eram ocasionadas bem mais pela linguagem que utilizou e que não foi muito bem compreendido, que por restrições cerebrais quanto à capacidade de pensar. Mas se essas restrições sugerem algumas correções em suas teorias, de forma alguma desmerecem a grandeza das mudanças na educação que apresentou.

ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes,2008, p.161.

Acerca das contribuições de Piaget para o campo da educação, assinale a opção correta.
O construtivismo é uma corrente educacional apoiada nas ideias de Jean Piaget (1896-1980) e suas contribuições para o campo da psicologia e da educação.

Assinale a opção que apresenta um dos princípios do ensino construtivista.
Sobre o desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, analise as assertivas a seguir:

I. A fase pré-operatória caracteriza-se pelo egocentrismo e pela dificuldade da criança em compreender pontos de vista diferentes do seu.
II. O estágio operacional concreto abrange crianças de 7 a 11 anos, nas quais se desenvolvem habilidades como a reversibilidade e a conservação.
III. No estágio sensório-motor, as crianças apresentam pensamento abstrato e começam a manipular símbolos logicamente.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
Leia as afirmativas a seguir: I. As técnicas e métodos didáticos permitem ao educador ensinar determinado conteúdo para um indivíduo, nunca para um grupo. II. A teoria de Piaget é conceitualista porque ajuda a pensar a construção do conhecimento científico na visão dos pais do educando, exclusivamente. Marque a alternativa CORRETA: