Questões de Concurso
Filtrar
204 Questões de concurso encontradas
Página 23 de 41
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Bombinhas
Disciplina:
Pedagogia
Jean Piaget (1896-1980), foi um nome que exerceu forte influência no campo da Educação, durante a segunda metade do século XX. Entretanto, não existe um método Piaget. Ele nunca atuou como pedagogo, foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, especialmente a criança.
Em relação aos estudos de Jean Piaget, analise as afirmativas abaixo:
I. A partir do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, ele criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – ou seja, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
II. De acordo com Piaget, o pensamento passa por três estágios de desenvolvimento, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
III. Conforme Piaget, por volta dos 12 anos, o adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
Em relação aos estudos de Jean Piaget, analise as afirmativas abaixo:
I. A partir do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, ele criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – ou seja, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
II. De acordo com Piaget, o pensamento passa por três estágios de desenvolvimento, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
III. Conforme Piaget, por volta dos 12 anos, o adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho abaixo:
A função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação. (Piaget,1975) Dessa forma, a criança [...] passa a contar com a possibilidade de representar as ações, as situações e os fatos de vida dela, ao manifestá-las por meio da construção da imagem mental, imitação diferida, jogo simbólico, linguagem e desenho. (Unzun de Freitas,2010, p.146)
Numa perspectiva piagetiana, quando surgem, de forma significativa e característica, as manifestações da função simbólica?
A função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação. (Piaget,1975) Dessa forma, a criança [...] passa a contar com a possibilidade de representar as ações, as situações e os fatos de vida dela, ao manifestá-las por meio da construção da imagem mental, imitação diferida, jogo simbólico, linguagem e desenho. (Unzun de Freitas,2010, p.146)
Numa perspectiva piagetiana, quando surgem, de forma significativa e característica, as manifestações da função simbólica?
Disciplina:
Pedagogia
Leia o seguinte trecho do livro “Aprender Pensando” de Terezinha Carraher (2008, p.34)
“Se a criança, mesmo antes de ser alfabetizada, possui concepções a respeito da escrita, se é capaz de aprender como a fala está representada num sistema de escrita alfabética, de que aspecto do desenvolvimento cognitivo depende esta capacidade? Piaget (1967) demonstrou que, num determinado estágio do seu desenvolvimento cognitivo, a criança não consegue conceber a palavra e objeto a que se refere como duas realidades distintas.”
Qual o nome atribuído por Piaget para caracterizar esse tipo de pensamento infantil?
“Se a criança, mesmo antes de ser alfabetizada, possui concepções a respeito da escrita, se é capaz de aprender como a fala está representada num sistema de escrita alfabética, de que aspecto do desenvolvimento cognitivo depende esta capacidade? Piaget (1967) demonstrou que, num determinado estágio do seu desenvolvimento cognitivo, a criança não consegue conceber a palavra e objeto a que se refere como duas realidades distintas.”
Qual o nome atribuído por Piaget para caracterizar esse tipo de pensamento infantil?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cajazeiras - PB
Disciplina:
Pedagogia
Ao dividir o desenvolvimento da criança em estágios, Piaget buscou explicar as principais características de cada etapa, ressaltando que habilidades adquiridas em estágios anteriores são essenciais para o domínio de estágios posteriores. Assim, os estágios representam o desenvolvimento da inteligência, que não ocorre de forma linear, nem por acúmulo de informações. Ele se dá por saltos, por rupturas, modificando-se com as experiências.
Sobre os estágios de desenvolvimento da criança defendido por Piaget, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Sobre os estágios de desenvolvimento da criança defendido por Piaget, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Pedagogia
A capacidade de organizar e estruturar a experiência vivida vem da própria atividade das estruturas mentais que funcionam seriando, ordenando, classificando, estabelecendo relações. Há um isomorfismo entre a forma pela qual a criança organiza a sua experiência e a lógica de classes e relações. Os diferentes níveis de expressão dessa lógica são o resultado do funcionamento das estruturas mentais em diferentes momentos de sua construção. Tal funcionamento, explicitado na atividade das estruturas dinâmicas, produz, no nível estrutural, o que Piaget denomina os “estádios” de desenvolvimento cognitivo. Os estádios expressam as etapas pelas quais se dá a construção do mundo pela criança.
Com estes critérios Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança:
I. Estádio da inteligência sensório-motora (até, aproximadamente, os 2 anos).
II. Estádio da inteligência simbólica ou pré-operatória (2 a 7-8 anos).
III. Estádio da inteligência operatória concreta (7-8 a 11- 12 anos).
IV. Estádio da inteligência formal (a partir, aproximadamente, dos 12 anos).
Estão CORRETAS:
Com estes critérios Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança:
I. Estádio da inteligência sensório-motora (até, aproximadamente, os 2 anos).
II. Estádio da inteligência simbólica ou pré-operatória (2 a 7-8 anos).
III. Estádio da inteligência operatória concreta (7-8 a 11- 12 anos).
IV. Estádio da inteligência formal (a partir, aproximadamente, dos 12 anos).
Estão CORRETAS: