Questões de Concurso
Filtrar
                
                  196 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 31 de 40                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Feira de Santana - BA
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Um aluno dos anos finais do Ensino Fundamental que tem entre 11 e 14 anos estaria, de acordo com Piaget, em qual período? 
     O direito à educação discutida e tratada por vários estudiosos sobre a evolução do processo de ensino para a aprendizagem,  indicam obrigações que vão além da contribuição da sociedade. Essa modelação inicial, atribui a escola a responsabilidade de edificar interações sociais e educacionais. Segundo Piaget (1975), leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta. 
     As práticas pedagógicas governam diretamente o desenvolvimento epistemológico dos estudantes. Hipoteticamente, as habilidades de realizar uma tarefa corretamente dependem do modo como executa-se a intervenção educativa. Segundo Piaget (1975), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
 
( ) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem em sua capacidade de adaptação, memorização e assimilação ao processo de ensino.
( ) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem principalmente na sua capacidade de adaptação ao tipo de ensino que lhes é fornecido.
( ) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que estes lhes cheguem através de outros caminhos: são as “lições” oferecidas que lhes escapam à compreensão, e não a matéria.
( ) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que as aulas sejam específicas e direcionadas a sua dificuldade.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
    ( ) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem em sua capacidade de adaptação, memorização e assimilação ao processo de ensino.
( ) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem principalmente na sua capacidade de adaptação ao tipo de ensino que lhes é fornecido.
( ) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que estes lhes cheguem através de outros caminhos: são as “lições” oferecidas que lhes escapam à compreensão, e não a matéria.
( ) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que as aulas sejam específicas e direcionadas a sua dificuldade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Analise as afirmativas a seguir: 
 
I. A teoria de Piaget é conceitualista porque ajuda a pensar a construção do conhecimento científico na visão dos pais do educando, exclusivamente.
 
II. O currículo escolar deve contemplar os valores que orientam a prática pedagógica sem, no entanto, considerar as necessidades dos estudantes.
 
Marque a alternativa CORRETA:
    I. A teoria de Piaget é conceitualista porque ajuda a pensar a construção do conhecimento científico na visão dos pais do educando, exclusivamente.
II. O currículo escolar deve contemplar os valores que orientam a prática pedagógica sem, no entanto, considerar as necessidades dos estudantes.
Marque a alternativa CORRETA:
                Concurso:
                Prefeitura de Cuiabá - MT
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
             Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental do indivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas variáveis, que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idades,  refletem o seu grau de desenvolvimento intelectual (PIAGET,1967). Os estágios de desenvolvimento dessas estruturas foram descritos de maneira resumida e explicativa por Piaget, em algumas de suas obras (PIAGET,  1983; PIAGET,1967) e podem ser divididos em quatro períodos principais. No estágio ______ ou ______, a criança procura coordenar e integrar as informações que recebe pelos sentidos e, restringindo-se ao real, elabora o conjunto de subestruturas cognitivas ou esquemas de assimilação, que servirão de base para a construção das futuras estruturas decorrentes do desenvolvimento ulterior. No estágio ______, surge denominado de função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos,  tomando possível, por exemplo, a aquisição da linguagem ou de símbolos coletivos. Já no período ______, as intuições articuladas se transformam em operações classificação,  ordenamento, correspondência além de se observar o surgimento das noções de tempo,  causalidade, conservação, entre outras. Finalmente, na adolescência, é alcançada a independência do real, surgindo o período das ______.  
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
    Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.