Filtrar


Questões por página:

As antigas concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo sofreram uma revolução com as ideias introduzidas por Piaget. Em seus estudos, Piaget partiu de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Interessou-se fundamentalmente pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer. Piaget considerou-se um epistemólogo genético, porque investigou a natureza e a gênese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento.


Avalie as afirmações a seguir sobre o Pensamento Piagetiano e assinale a alternativa correta.

I - Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender o processo dessa transformação e, consequentemente, compreender o modo como o objeto é construído;

II - Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças;

III - A Psicologia pode ser considerada como a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamento, razão) e o comportamento humano e animal;

IV - A embriogênese diz respeito ao desenvolvimento do corpo, mas também ao desenvolvimento do sistema nervoso ao desenvolvimento das funções mentais.

Qual o método de aprendizagem inspirado nas ideias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), que procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas?
Conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil, Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Sobre o modelo de equilibração de Piaget, é correto afirmar que ele distingue entre:
No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré‐operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico".

Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento
Em suas observações, Piaget identificou dois tipos de discurso na linguagem infantil. Esses tipos de linguagem são.