Questões de Concurso
Filtrar
                
                  196 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 34 de 40                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Para a teoria Piagetiana, quando uma pessoa entra em contato com um novo conhecimento que esteja dentro de seu nível de desenvolvimento, ocorre um desequilíbrio e surge a necessidade de se adaptar ao novo, para que a pessoa possa voltar ao equilíbrio. Em consequência desses processos, o sujeito pode adaptar-se ao meio ou com crescimento dos esquemas que ele já possui ou com novos esquemas e, assim, dominar cognitivamente o novo conhecimento.
sobre essa teoria, o erro pode ser compreendido como
Os estudos de cunho piagetiano apresentam uma perspectiva de trabalho pedagógico muito diferente da tradicional: sai o “instrucionismo” e entram em seu lugar situações educativas que privilegiam desafios cognitivos.
Para exercer uma prática na perspectiva mediadora construtivista, o desafio está em propor atividades
Emília Ferreiro, baseada na concepção denominada Epistemologia Genética, defendida por Jean Piaget, apresentou várias constatações do ponto de vista construtivista sobre a escrita infantil.
Ponderando sobre suas pesquisas, não é correto afirmar que
As antigas concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo sofreram uma revolução com as ideias introduzidas por Piaget. Em seus estudos, Piaget partiu de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Interessou-se fundamentalmente pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer. Piaget considerou-se um epistemólogo genético, porque investigou a natureza e a gênese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento.
Avalie as afirmações a seguir sobre o Pensamento Piagetiano e assinale a alternativa correta.
I - Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender o processo dessa transformação e, consequentemente, compreender o modo como o objeto é construído;
II - Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças;
III - A Psicologia pode ser considerada como a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamento, razão) e o comportamento humano e animal;
IV - A embriogênese diz respeito ao desenvolvimento do corpo, mas também ao desenvolvimento do sistema nervoso ao desenvolvimento das funções mentais.