Questões de Concurso
Filtrar
187 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 38
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Iguaracy - PE
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir, que descrevem concepções do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem na primeira infância.
I. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios sequenciais, sendo o estágio pré-operacional marcado pelo pensamento simbólico, embora ainda limitado pela ausência de lógica reversível.
II. Vygotsky defende que o desenvolvimento ocorre prioritariamente pela interação social e pela mediação de adultos ou pares mais experientes, o que facilita a internalização de conceitos.
III. Ausubel afirma que a aprendizagem ocorre a partir da reorganização espontânea dos conceitos, sem necessidade de estruturação prévia, o que permite uma aprendizagem significativa.
IV. Para Bruner, a representação icônica precede a representação enativa e simbólica, sendo etapas independentes e isoladas no desenvolvimento da criança.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios sequenciais, sendo o estágio pré-operacional marcado pelo pensamento simbólico, embora ainda limitado pela ausência de lógica reversível.
II. Vygotsky defende que o desenvolvimento ocorre prioritariamente pela interação social e pela mediação de adultos ou pares mais experientes, o que facilita a internalização de conceitos.
III. Ausubel afirma que a aprendizagem ocorre a partir da reorganização espontânea dos conceitos, sem necessidade de estruturação prévia, o que permite uma aprendizagem significativa.
IV. Para Bruner, a representação icônica precede a representação enativa e simbólica, sendo etapas independentes e isoladas no desenvolvimento da criança.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Concurso:
Prefeitura de Iguaracy - PE
Disciplina:
Pedagogia
Leia a situação hipotética abaixo.
Durante uma atividade de classificação de objetos por cor e forma, a professora percebe que uma criança de 8 anos apresenta dificuldades ao tentar agrupar objetos com características distintas, como bolas vermelhas e laranjas, apesar de conseguir identificar que ambas são redondas.
Com base na teoria Piagetiana, essa dificuldade de classificação por mais de uma característica indica que a criança está no estágio do desenvolvimento cognitivo:
Durante uma atividade de classificação de objetos por cor e forma, a professora percebe que uma criança de 8 anos apresenta dificuldades ao tentar agrupar objetos com características distintas, como bolas vermelhas e laranjas, apesar de conseguir identificar que ambas são redondas.
Com base na teoria Piagetiana, essa dificuldade de classificação por mais de uma característica indica que a criança está no estágio do desenvolvimento cognitivo:
Concurso:
Prefeitura de Iguaracy - PE
Disciplina:
Pedagogia
O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático é essencial no ensino fundamental I. Considerando as abordagens de Piaget, é CORRETO afirmar que a criança na fase operatória concreta:
Julgue o item que se segue.
Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo passa por quatro estágios distintos: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal. Cada estágio é caracterizado por diferentes capacidades e formas de pensamento, representando uma progressão qualitativa no processamento de informações e na compreensão do mundo.
Julgue o item que se segue.
Piaget reconheceu a importância da escola e do ambiente educacional no desenvolvimento cognitivo da criança. No entanto, por ter conhecimento inatos, transmitidos geneticamente, essa influência da escola torna-se restrita à transmissão de conhecimento acadêmicos que serão importantes na vida escolar dos estudantes.