Filtrar


Questões por página:
A declaração da missão, visão e valores da organização são elementos essenciais na constituição de seu planejamento estratégico. Os conceitos associados a esses elementos são, respectivamente,

Relacione os elementos de elaboração do planejamento estratégico, listados a seguir, às respectivas características.


1. Missão

2. Visão

3. Valores

4. Análise Interna e Análise Externa

5. Cenários


( ) Constituem princípios, normas e padrões da organização que devem constituir sua cultura organizacional, orientando os processos decisórios.

( ) Apresenta como a organização ambiciona ser reconhecida no futuro, constituindo mecanismo de orientação estratégica e de comunicação desta estratégia aos servidores, usuários e todos stakeholders da organização.

( ) Permitem identificar pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças de uma organização com vistas à elaboração da matriz SWOT e, assim, de um diagnóstico situacional que possa embasar o planejamento estratégico.

( ) Constituem situações futuras simuladas que permitem direcionar a ação estratégica frente às oportunidades e também aos riscos possíveis, apontando trilhas alternativas que podem levar a sua concretização.

( ) Expressa a razão de existência e de permanência da organização, tendo função estratégica essencial no direcionamento da ação organizacional e na identificação das competências necessárias ao seu funcionamento.


Assinale a afirmativa que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Concernente à perspectiva estratégica proposta pela visão baseada em recursos (RBV), assinale a afirmativa correta.
Processos de planejamento incluem decisões e ações usadas para formular e implementar estratégias que visem proporcionar uma adequação positiva entre organizações e seus ambientes para a consecução de seus objetivos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Ao realizar análise de cenários, são identificados alguns fatores úteis como:

I. Criar consciência empresarial em relação aos aspectos do macroambiente que são desfavoráveis ou imutáveis, bem como aqueles em que a empresa atuará.
II. Compreender os aspectos favoráveis e não favoráveis à introdução ou manutenção de um produto ou serviço em um determinado macroambiente.
III. Proporcionar mais qualidade como apoio visual.
IV. Aumentar os negócios por meio do desenvolvimento de novos mercados para seus produtos.

Está correto o que consta APENAS em