Filtrar


Questões por página:
Uma contingência é algo que pode, ou não, vir a acontecer, mas cuja ocorrência acarretará grandes transtornos para a continuidade dos negócios da instituição. É preciso que haja um rápido e eficiente conjunto de ações que possibilite minimizar, ao máximo, os prejuízos materiais, humanos e financeiros à instituição. O grupo de executivos e técnicos que tem por missão avaliar e gerenciar os efeitos causados pelo fato adverso constitui o
Com relação ao planejamento de contingência, tão importante na gestão da segurança física e patrimonial de uma empresa, analise as proposições:

I. Engloba, dentre outras, ações de cunho reativo após o acontecimento de determinados eventos indesejáveis, como os chamados 4-R: resposta, reassunção, recuperação e restauração.

II. É um dos programas do gerenciamento de crises, fazendo parte dele, uma vez que o planejamento de contingência é mais prático, mais concreto, tratando da administração da contingência ocorrida, como por exemplo, as diretrizes de atuação de uma equipe.

III. Engloba, dentre outras, ações de cunho preventivo, como programas de prevenção e de treinamento, visando prevenir e minimizar impactos que possam ser causados por eventos indesejados.

IV. Não deve englobar ações e procedimentos emergenciais que, por sua característica de ocorrências eminentemente repentinas e abruptas, devem integrar o plano de emergências.

V. Como regra geral, deve ser apresentado na forma escrita, em linguagem simples e clara (evitando linguagens muito técnicas), sendo permanentemente atualizado e disponível a toda a empresa.

É correto o que consta APENAS em
Questão Anulada
A empresa ZZZ descreveu, genericamente, um programa de segurança da seguinte maneira: “Engloba providências destinadas a prevenir ou minimizar os impactos de uma ocorrência ou evento não desejado.” Tal programa NÃO corresponde
Com relação ao Planejamento de Contingências, é INCORRETO afirmar:

No que concerne aos Procedimentos Emergenciais, considere:

I. Tratam-se de ações direcionadas à prevenção e à solução de eventos indesejados específicos, caracterizados como de emergência pela empresa.

II. Tratam-se de ações direcionadas e planejadas, dotadas de imediatismo na execução das tarefas e precisão nas ações desencadeadas.

III. De acordo com o grau de sucesso alcançado, tais procedimentos influenciarão diretamente na gravidade dos danos e perdas que poderão ser provocados pela emergência.

IV. Uma vez que se tratam de eventos emergenciais, não devem fazer parte do Plano de Contingências, devido às características preventivas que este possui.

V. Faz-se necessário que existam parâmetros na empresa que possam caracterizar perfeitamente uma situação de emergência, devendo haver mais de um responsável, em uma escala hierárquica, que possa autorizar o desencadeamento do plano, caso seja necessário.

VI. Mesmo se a emergência também for uma crise, independe da instalação de um Comitê de Crises para ser desencadeada.

É correto o que consta APENAS em