Filtrar


Questões por página:
Os conceitos básicos da contabilidade pública nacional e da estrutura contábil padronizada, bem como as regras para registro dos atos e fatos contábeis, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, são estabelecidos:
No exercício financeiro de 2022, um determinado ente governamental, em cumprimento ao seu programa de trabalho, adquiriu de uma rede hospitalar privada quatro ambulâncias UTI que não seriam mais utilizadas por aquele grupo. O gasto realizado nessa aquisição, de acordo com as normas vigentes aplicadas às despesas públicas, deveria ter sido classificado quanto ao grupo de natureza da despesa (GND) como:
Quanto ao atual plano de contas utilizado na Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.

I. O ativo é representado pela classe de contas 1 e se divide em 1.1 Circulante e 1.2 Não Circulante em atendimento à ordem decrescente de realização de recursos.

II. As contas que influenciam o resultado patrimonial são as das classes 3 e 4, sendo respectivamente variações patrimoniais aumentativa e diminutiva.

III. Tanto as mutações ativas quanto as interferências passivas são registradas em contas das classes 3 e 4 e alteram o resultado patrimonial quando são caracterizadas como receitas e despesas efetivas.

Assinale:

Dadas as informações em relação ao Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP),

I. O lançamento contábil relativo ao reconhecimento da amortização de um bem do ativo imobilizado terá o registro a débito em uma conta da classe da classe 3 e a crédito em alguma conta na classe 1.

II. As contas contábeis no PCASP são classificadas segundo a natureza das informações, sendo elas orçamentária, patrimonial, de controle e de custos.

III. A natureza de informação orçamentária contempla os registros orçamentários e financeiros.

verifica-se que está/ão correta/s apenas

Questão Anulada

A propósito de despesa e receita públicas, julgue o item subsequente.

 

No estado do Piauí, o Sistema de Administração Financeira do Estado e Municípios (SIAFEM/PI) controla as atividades de execução financeira e contábil do estado. Trata-se de sistema eletrônico utilizado para controle da movimentação dos recursos financeiros no estado por meio da conta única do tesouro estadual.