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153 Questões de concurso encontradas
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Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
A Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, tem como foco o atendimento às crianças de 0 a 5 anos de idade na educação infantil (EI). Para essa população, a meta conta com dois grandes objetivos que se subdividem em função da faixa etária e da demanda. Nesse aspecto, é correto afirmar que deve-se:
I universalizar o atendimento na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos, até 2016;
II garantir que, no mínimo,50% das crianças com até 3 anos de idade sejam atendidas por creches até o final da vigência do PNE, em 2024;
III estabelecer material didático pedagógico padronizado a todas as turmas de pré-escola até o final da vigência do PNE, em 2024;
IV garantir que o atendimento às crianças de 4 e 5 anos seja exclusivamente parcial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I universalizar o atendimento na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos, até 2016;
II garantir que, no mínimo,50% das crianças com até 3 anos de idade sejam atendidas por creches até o final da vigência do PNE, em 2024;
III estabelecer material didático pedagógico padronizado a todas as turmas de pré-escola até o final da vigência do PNE, em 2024;
IV garantir que o atendimento às crianças de 4 e 5 anos seja exclusivamente parcial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Concurso:
Prefeitura de Palestina de Goiás - GO
Disciplina:
Pedagogia
Questão Anulada
Por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realiza o diagnóstico da educação por meio de testes e o monitoramento dos resultados com base nos cálculos das taxas de abandono, aprovação e reprovação apurados pelo Censo Escolar. Essa base de cálculos leva ao resultado da qualidade do ensino instituído pelo:
Concurso:
Prefeitura de Horizontina - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, com base na Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) É coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.
( ) Produzirá, no máximo, a cada 4 anos, indicadores de rendimento escolar e de avaliação institucional.
( ) A avaliação de desempenho dos estudantes em exames poderá ser diretamente realizada pela União ou, mediante acordo de cooperação, pelos Estados e pelo Distrito Federal, nos respectivos sistemas de ensino e de seus Municípios, caso mantenham sistemas próprios de avaliação do rendimento escolar, assegurada a compatibilidade metodológica entre esses sistemas e o nacional, especialmente no que se refere às escalas de proficiência e ao calendário de aplicação.
( ) É coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.
( ) Produzirá, no máximo, a cada 4 anos, indicadores de rendimento escolar e de avaliação institucional.
( ) A avaliação de desempenho dos estudantes em exames poderá ser diretamente realizada pela União ou, mediante acordo de cooperação, pelos Estados e pelo Distrito Federal, nos respectivos sistemas de ensino e de seus Municípios, caso mantenham sistemas próprios de avaliação do rendimento escolar, assegurada a compatibilidade metodológica entre esses sistemas e o nacional, especialmente no que se refere às escalas de proficiência e ao calendário de aplicação.
Concurso:
Prefeitura de Serra - ES
Disciplina:
Pedagogia
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) define os sujeitos com altas habilidades/superdotação como aqueles que:
I - Demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. II - Apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. III - São capazes de articular a fala antes dos 24 meses de idade.
Com base nas Diretrizes para a Educação Especial da Rede Municipal de ensino de Serra – ES, dos itens acima:
I - Demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. II - Apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. III - São capazes de articular a fala antes dos 24 meses de idade.
Com base nas Diretrizes para a Educação Especial da Rede Municipal de ensino de Serra – ES, dos itens acima:
Concurso:
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Disciplina:
Pedagogia
É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação. De acordo com o texto, marque a alternativa que estabelece esse conceito CORRETAMENTE: