Filtrar


Questões por página:

A definição de Projeto do Project Management Body of Knowledge PMBOK® é: “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Considerando, também, que gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos, considere as seguintes afirmações.


I. No gerenciamento de projetos, as partes interessadas (stakeholders) são pessoas ou organizações (por exemplo, clientes, patrocinadores, organização executora ou o público) ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou término do projeto. As partes interessadas podem exercer influência sobre o projeto e requisitos, mas não sobre os membros da equipe de projeto.

II. O PMBOK ® é uma metodologia de gerenciamento de projetos que descreve os processos de gerenciamento de projetos e suas melhores práticas na forma de um padrão ou framework, semelhante às normas da ISO (International Organization for Standardization). Os passos de execução e a correspondente sequência estão distribuídos nos processos, que, por sua vez, fazem parte das áreas de conhecimento.

III. Além do agrupamento dos processos por área de conhecimento, o PMBOK também agrupa os processos por Grupos de Processos. Além dos grupos de Iniciação e Encerramento, um projeto pode transitar entre os grupos de Planejamento, Execução, Controle e retornar para o Planejamento, prosseguindo no caminho regular na sequência até o seu encerramento.


É CORRETO apenas o que se afirma em

No que se refere à gerência de projetos, julgue o próximo item, com base no PMBOK 5.


Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos previstos no PMBOK são iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.

Julgue o próximo item, relativo a gerenciamento de projetos.


De acordo com o PMBOK 6, o gerente do projeto não é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto, porque, em projetos ágeis, em vez de planejamento do escopo, há a definição do backlog, que acontece mais ao longo da vida do projeto e menos em seu início.

Julgue o próximo item, relativos a gerenciamento de projetos.

De acordo com o PMBOK 6, o gerente do projeto não é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto, porque, em projetos ágeis, em vez de planejamento do escopo, há a definição do backlog, que acontece mais ao longo da vida do projeto e menos em seu início.

De acordo com o PMBOK 5a edição, as abordagens modernas de Gerenciamento da Qualidade buscam minimizar a variação e entregar resultados que cumpram os requisitos definidos. Essas abordagens reconhecem a importância da:

I. Prevenção ao invés de inspeção: A qualidade deve ser planejada e não apenas inspecionada no gerenciamento do projeto ou nas entregas do projeto. O custo de corrigir erros é muito maior quando eles são encontrados pela inspeção ou durante o uso.

II. Responsabilidade da gerência: o sucesso exige a participação do gerente de projeto que retém a responsabilidade pela qualidade e pelo fornecimento dos recursos adequados e não deve envolver a alta direção.

III. Custo da qualidade: os custos da qualidade do trabalho devem ser incorridos ao longo de todo o ciclo de vida da entrega e os custos da qualidade pós-projeto podem ser incorridos como resultado das devoluções dos produtos, reclamações de garantia e campanhas de recall.

Está correto o que se afirma em