Filtrar


Questões por página:
A estimativa dos custos de um projeto deve considerar todos os esforços necessários para terminar o projeto, desde os esforços para realizar o gerenciamento do projeto até os custos associados diretamente ao projeto, como mão de obra, materiais, treinamento, computadores, etc. Uma das ferramentas utilizadas no processo Estimar os Custos, da área de conhecimento Gerenciamento dos Custos do Projeto do PMBOK (6ª edição), define três faixas para a previsão dos custos: Mais Provável, Otimista e Pessimista. Essa ferramenta tem a denominação:
O PMBOK (6ª Edição) descreve o processo que agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada. O principal benefício desse processo é a determinação da linha de base dos custos para o monitoramento e o controle do desempenho do projeto, que é realizada uma vez ou em pontos predefinidos no projeto. Esse processo é o de:
O PMBOK é um guia, desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute), que contém as melhores práticas relativas à gestão de projetos. De acordo com o PMBOK, projeto é:
A opinião especializada é uma forma de garantir a ampla identificação e listagem das partes interessadas. Reuniões de análise de perfis também podem ser concebidas para desenvolver o entendimento das principais partes interessadas do projeto. Os interesses, as expectativas e a influência das partes interessadas que devem ser considerados durante todo o projeto podem ser obtidos através da coleta e análise sistemática de informações quantitativas e qualitativas, definida no guia PMBOK como “Análise de Partes Interessadas”. A análise de partes interessadas segue várias etapas, sendo uma delas:
Segundo o PMBOK (6ª edição), realizam-se: