Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com base no modelo de estágios de mudança de DiClemente e Prochaska, qual estágio Ângela provavelmente se encontra em relação à cessação do tabagismo?
mostrar texto associado
Ao definir estratégia farmacológica para cessação do tabagismo, deve-se considerar o histórico individual do paciente, além do grau de dependência em relação à nicotina. Considerando o histórico de IAM recente, com episódios de angina, ainda em estágio de compensação da função cardíaca, qual estratégia dentre as opções a seguir estaria contra indicada para Ângela?
mostrar texto associado
Considerando o estágio de mudança em que Ângela se encontra, qual a estratégia de apoio clínico à cessação do tabagismo mais adequada dentre as opções a seguir?
A hanseníase e a tuberculose frequentemente atravessam períodos subclínicos extensos, nos quais o indivíduo pode não apresentar sintomas evidentes, mas ainda representar risco à saúde pública. Sobre a prevenção e controle dessas doenças, analise as afirmativas a seguir.

I. O rastreamento de contactantes domiciliares e sociais de indivíduos diagnosticados com hanseníase ou tuberculose é uma estratégia essencial para a prevenção secundária e o controle da transmissão.

II. O tratamento preventivo na hanseníase consiste exclusivamente na administração de vacina BCG em contactantes, dispensando a necessidade de outras medidas de vigilância.

III. A baciloscopia para hanseníase e o teste tuberculínico para tuberculose são métodos exclusivos para diagnosticar as formas ativas dessas doenças, sem utilidade no rastreamento de casos latentes ou paucibacilares.


Está correto o que se afirma em:
As pneumonias bacterianas apresentam agentes etiológicos que variam conforme a faixa etária e o quadro clínico do paciente. A identificação dos patógenos é essencial para o tratamento adequado. Dado o contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Em recém-nascidos de até 7 dias de vida, a pneumonia por Chlamydia trachomatis é a causa mais comum devido à transmissão vertical pelo canal de parto.
II. A pneumonia afebril do lactente é frequentemente causada por Chlamydia trachomatis, sendo caracterizada por tosse seca, taquipneia e ocasional hipóxia.
III. Em escolares e adolescentes, o Mycoplasma pneumoniae pode causar pneumonias com início gradual e sintomas proeminentes na segunda semana da doença.

Está correto o que se afirma em: