Filtrar


Questões por página:
Homem,61 anos, portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), é internado em unidade hospitalar devido à piora do quadro respiratório há sete dias, com desenvolvimento de febre, tosse produtiva e piora da sensação de esforço ventilatório. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, é correto afirmar sobre a condução desse caso que:
Questão Anulada
Homem,65 anos, apresenta febre, tosse produtiva com expectoração amarelada e falta de ar há três dias. Ao exame físico, a ausculta pulmonar revela crepitações no hemitórax direito. A radiografia de tórax mostra consolidação no lobo inferior direito. Na avaliação inicial, apresenta pressão arterial de 90 x 60 mmHg, frequência respiratória de 32 incursões por minuto, saturação de 88% em ar ambiente e um escore de Glasgow de 14. O exame laboratorial revela ureia sérica de 55 mg/dL. O paciente tem histórico de hipertensão arterial controlada, sem outras comorbidades. Com base no escore CURB-65, qual a classificação da gravidade e a conduta mais apropriada para o paciente?
A doação de órgãos é um ato por meio do qual podem ser retirados órgãos ou tecidos de uma pessoa viva ou falecida (doadores) para serem utilizados no tratamento de outras pessoas (receptores).

De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Em relação ao transplante de pulmão é a remoção cirúrgica de um pulmão saudável ou de parte de um pulmão de uma pessoa viva que, em seguida, é transferido para alguém cujos pulmões já não mais funcionam.

Quais critérios são geralmente considerados para a seleção de doadores e receptores em transplantes pulmonares?
Sobre os procedimentos técnicos e indicações da broncoscopia rígida e flexível, considere as características corretas do preparo e coleta de material através da broncoscopia:
Na investigação de doenças pulmonares intersticiais, o lavado broncoalveolar (LBA) é uma ferramenta importante, fornecendo informações sobre a celularidade e composição do fluido de revestimento epitelial do trato respiratório inferior. Em relação às indicações e limitações do LBA nesse contexto, é correto afirmar que: