Filtrar


Questões por página:

Mulher de 48 anos apresentou estridor, prurido generalizado e desconforto respiratório imediatamente após infusão de contraste endovenoso para realização de tomografia de abdome. Faz uso de propranolol para enxaqueca e levotiroxina para hipotireoidismo. Ao exame físico, estava agitada, taquidispneica e com estridor laríngeo. Havia edema de lábios e rubor facial. Ausculta pulmonar com sibilos difusos bilateralmente. Não foram identificadas lesões cutâneas. PA: 100 × 60 mmHg. FC: 122bpm. FR: 31 ipm. SatO2 de 96% em ambiente.

Sobre o manejo deste caso, é INCORRETO afirmar:

O estudo radiológico do tórax é o exame que permite com mais segurança, estabelecer o diagnóstico de pneumonia. Muitas vezes, traz informações para o diagnóstico diferencial. Assinale a alternativa que apresenta informações CORRETAS sobre a pneumonia.

Analise o quadro que evidencia a associação correta referente aos principais agentes etiológicos, dentre as condições subjacentes, associados em casos de pneumonia comunitária.



Está(ão) CORRETA(S)

Assinale a alternativa que apresenta a complicação mais grave da pneumonia pneumocócica.
Paciente de 32 anos, com diagnóstico de pneumonia comunitária, apresenta-se com febre elevada acompanhada de episódios de calafrios, dispnéia, tosse com expectoração pumlenta, dor torácica ventilatório-dependente. Observa-se ainda herpes labial e comprometimento do estado geral. Além disso, o quadro radiológico evidencia broncograma aéreo e consolidação unilateral. O provável microorganismo causador deste quadro é