Filtrar


Questões por página:
Paciente de 32 anos, com diagnóstico de pneumonia comunitária, apresenta-se com febre elevada acompanhada de episódios de calafrios, dispnéia, tosse com expectoração pumlenta, dor torácica ventilatório-dependente. Observa-se ainda herpes labial e comprometimento do estado geral. Além disso, o quadro radiológico evidencia broncograma aéreo e consolidação unilateral. O provável microorganismo causador deste quadro é
Baseados nos conhecimentos da patogenia da asma, alguns conceitos são muito importantes na abordagem terapêutica da doença. Entre as assertivas abaixo, assinale o que é literalmente CORRETO.
Assinale a alternativa que indica a droga de escolha para o tratamento de manutenção, visando a controlar a inflamação das vias aéreas na asma.
M.P.S.,18 anos, solteira, morena, natural de Macapá, foi atendida no ambulatório do Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima, referindo ser portadora de asma brônquica alérgica, de longa evolução. O radiograma de tórax em PA e perfil D revelou hiperinsuflação pulmonar bilateral com aplainamento das cúpulas frênicas. A propedêutica pulmonar mostrou respiração superficial, dispnéia, tosse com expectoração mucóide de difícil eliminação, batimentos de asa de nariz e sinais incipientes de desidratação e hipoxemia. Assinale a alternativa que melhor descreve a ausculta pulmonar desta paciente.
A respeito dos fatores desencadeantes das alterações de calibre brônquico, características da asma, podemos afirmar que