Filtrar


Questões por página:
Mulher de 32 anos, portadora de hipotireoidismo controlado com 75mcg de levotiroxina e com constipação crônica em uso regular de fibra solúvel. Apresentou há 48h quadro de astenia, dores no corpo, e tosse seca. Na madrugada de hoje foi despertada com calafrios, e, ao aferir a temperatura, constatou que estava com 38.9º C e tomou 40 gotas de dipirona.
Ao levantar pela manhã apresentava 37,5º C de temperatura axilar, tosse com expectoração amarelada, dor torácica e dores no corpo.
Ao ser examinada apresentava fácies de doença aguda, PA de 122x68mmHg, pulso de 78bpm regular, T.Ax de 38.1º C, Saturação de O2 em ar ambiente de 99%, Frequência Respiratória de 20irpm, boca e orofaringe sem alterações, ritmo cardíaco regular em 2 tempos, Murmúrio Vesicular audível universalmente com estertores inspiratórios, e frêmito tóraco-vocal aumentado em terço médio do hemitórax esquerdo, abdome e membros sem alterações. O diagnóstico provável é de:
Em relação aos padrões esperados para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica do tipo soprador rosado – Tipo A – é correto afirmar que:
As pneumoconioses são um grupo de doenças pulmonares ocupacionais, que se caracterizam por fibrose crônica e que são causadas pela inalação de poeira inerte que pode se manifestar de forma assintomática ou sintomática grave, levando à abreviação da vida. Classifique as pneumoconioses, de acordo com o tipo de agente, relacionando a 2ª coluna (doença) de acordo com a 1ª coluna (agente causal).
Tipo de Agente                                         Doença
____________________________________________________________
1. Silicato de magnésio                           ( ) Asbestose
2. Silicato de alumínio                             ( ) Siderose
3. Dióxido de sílica                                 ( ) Pneumoconiose por Caulim
4. Óxido de ferro                                    ( ) Talcose
5. Crisotila                                             ( ) Silicose

A sequência correta é:
No tratamento de um paciente com asma o médico decide iniciar beta2-agonista de longa duração. Uma das opções é
O uso de corticoide inalatório precocemente no tratamento da asma persistente é capaz de atingir os objetivos abaixo, EXCETO