Questões de Concurso
Filtrar
876 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 176
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Medicina
Carlos,62 anos, comparece ao ambulatório de pneumologia relatando tosse crônica há quatro anos, acompanhada de expectoração matinal diária. É extabagista com carga tabágica de 40 maços-ano, tendo cessado o tabagismo há 3 anos. Refere episódios de falta de ar aos esforços moderados e infecções respiratórias de repetição, com necessidade de antibioticoterapia em duas ocasiões no último ano. Nega sintomas noturnos ou despertares com dispneia. Ao exame físico, apresenta murmúrio vesicular universalmente presente, com algumas roncos e sibilos esparsos, mais acentuados na expiração. A espirometria revelou padrão obstrutivo com relação VEF1/CVF reduzida, sem resposta significativa ao broncodilatador. Foi realizada radiografia de tórax, sem alterações significativas além de hiperinsuflação pulmonar.
Com base no caso clínico apresentado, selecione a afirmativa que melhor caracteriza o quadro respiratório do paciente e os elementos clínicos que o sustentam:
Com base no caso clínico apresentado, selecione a afirmativa que melhor caracteriza o quadro respiratório do paciente e os elementos clínicos que o sustentam:
Uma enfermeira de 32 anos recebeu recentemente o diagnóstico de doença de Crohn, manifesta por ileíte terminal e intensa doença perianal fistulizante, com indicação e tratamento com azatioprina e infliximab. Durante a avaliação pré-tratamento, foi observado um PPD de 10 mm com radiografia de tórax normal.
Qual a conduta ideal nesse caso?
Qual a conduta ideal nesse caso?
Homem de 60 anos, com histórico de hipertensão e diabetes mellitus controlados, apresenta febre alta de 39°C, dor pleurítica no hemitórax direito e tosse produtiva com expectoração amarelada há 7 dias. Ao exame, encontra-se taquicárdico (120 bpm), com murmúrio vesicular abolido no terço inferior direito. Radiografia de tórax revela opacidade homogênea em hemitórax direito compatível com derrame pleural. Toracocentese: pH 7,0, LDH pleural 500 U/L, glicose pleural 30 mg/dL. Não há alterações significativas de hemograma, exceto leucocitose de 15.000/mm³. Qual a conduta inicial?
mostrar texto associado
Qual o agente etiológico mais provável para o quadro apresentado acima e o melhor tratamento a ser instituído?
Mulher de 29 anos, previamente saudável, apresenta febre, dor torácica pleurítica e hemoptise 6 meses após ingressar no serviço público como agente carcerário. A radiografia de tórax mostra cavitações pulmonares.
Qual é o diagnóstico mais provável?
Qual é o diagnóstico mais provável?