Filtrar


Questões por página:
Paciente, sexo masculino,72 anos, ex-tabagista de longa data, com alta carga tabágica, tem diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica. Vem para consulta ambulatorial com resultado da espirometria que relata vef1 (volume expiratório forçado no primeiro segundo) de 35%. Apresentou no último ano três episódios de exacerbação clínica, com uma internação hospitalar. De acordo com a versão mais atual do gold (GLOBAL INITIATIVE FOR CHRONIC OBSTRUCTIVE LUNG DISEASE), qual o tratamento medicamentoso diário mais adequado?
Paciente, sexo masculino,72 anos, ex-tabagista de longa data, com alta carga tabágica, tem diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica. Vem para consulta ambulatorial com resultado da espirometria, que relata vef1 (volume expiratório forçado no primeiro segundo) de 35% do previsto. Apresentou no último ano três episódios de exacerbação clínica. De acordo com a versão mais atual do Gold (GLOBAL INITIATIVE FOR CHRONIC OBSTRUCTIVE LUNG DISEASE), em qual classificação em gravidade de obstrução ao fluxo aéreo esse paciente encontra-se?
mostrar texto associado
Considerando o estágio de mudança em que Ângela se encontra, qual a estratégia de apoio clínico à cessação do tabagismo mais adequada dentre as opções a seguir?
mostrar texto associado
Ao definir estratégia farmacológica para cessação do tabagismo, deve-se considerar o histórico individual do paciente, além do grau de dependência em relação à nicotina. Considerando o histórico de IAM recente, com episódios de angina, ainda em estágio de compensação da função cardíaca, qual estratégia dentre as opções a seguir estaria contra indicada para Ângela?
mostrar texto associado
Com base no modelo de estágios de mudança de DiClemente e Prochaska, qual estágio Ângela provavelmente se encontra em relação à cessação do tabagismo?