Filtrar


Questões por página:
Durante a investigação de pacientes com sintomas respiratórios obstrutivos, porém que não têm um diagnóstico claro entre asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), pode-se lançar mão de testes especializados visando caracterizar melhor essa distinção. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A capacidade pulmonar de difusão de monóxido de carbono (DLCO) tende a ser reduzida em asmáticos, enquanto habitualmente é aumentada em pacientes com DPOC. ( ) A fração exalada de óxido nítrico (FeNO) < 50 bpb (partes por bilhão) em não-tabagistas é associada com inflamação eosinofílica de vias aéreas, direcionando mais para componente asmático. ( ) A análise de células inflamatórias no escarro ainda não tem papel bem estabelecido em grandes populações para o diagnóstico diferencial entre essas condições. ( ) A imagem de tomografia de tórax de alta resolução pode apresentar espessamento brônquico e aprisionamento aéreo em ambas as condições.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Durante a avaliação na exacerbação de pacientes asmáticos é importante buscar por fatores associados com aumento do risco de morte relacionada à asma. Nesse sentido, analise os fatores abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Hospitalização ou busca por serviço de emergência devido à asma no último ano. ( ) História de doença psiquiátrica ou problemas psicossociais. ( ) Uso atual de corticoide inalatório. ( ) Alergia a alimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Sobre conceitos relacionados ao tratamento e controle da asma em adultos durante o seguimento ambulatorial, leia o seguinte trecho:
“O conceito da ______ abrange cerca de 24% dos adultos asmáticos e, dentre os elementos para sua definição, requer um adequado controle sintomático. O conceito da ______ pode ser caracterizado pela combinação de inadequado controle dos sintomas a despeito da prescrição de altas doses de corticoide inalatório e broncodilatador agonista beta-adrenérgico de longa ação. O conceito da ______ além de envolver a alta intensidade terapêutica e inadequação de controle sintomático requer também garantia de boa aderência e correto uso de técnica inalatória das terapias.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Homem de 50 anos encaminhado para seguimento ambulatorial de doença pulmonar obstrutiva crônica, refere dispneia ao caminhar cerca de 50 metros no plano, bem como episódios de chiado, principalmente conforme a flutuação climática. Atualmente em uso de formoterol 12 mcg de 12/12h, nega exacerbações com necessidade de internação. AP: ex-tabagista de 10 anos.maço; relata histórico de asma na infância/adolescência. Exame físico: baqueteamento digital, saturação periférica de oxigênio 93%, murmúrio vesicular reduzido difusamente mas sem adventícios. Exames laboratoriais: hemoglobina 13.8 g/dL, hematócrito 46%, leucócitos 8.500/mm3 (neutrófilos 70%, linfócitos 26%, eosinófilos 0,8%). Gasometria arterial (colhida em ar ambiente): pH 7,37; pO2 61 mmHg; pCO2 39 mmHg; bicarbonato 24 mEq/L. Em relação ao melhor tratamento indicado nesse paciente, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que não apresenta uma medicação broncodilatadora do tipo antimuscarínico.