Filtrar


Questões por página:
I.M.B., jovem,14 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de síncope sem pródomos. No exame físico, foi observada redução da amplitude dos pulsos arteriais em membros inferiores, e, a radiografia de tórax revelou sinais de erosão na região inferior de alguns arcos constais. Diante do quadro descrito, a hipótese diagnóstica é
Paciente de 19 anos, sexo feminino, história prévia de asma desde a infância foi admitida no serviço de emergência com dispneia e sibilos difusos à ausculta. Ao exame físico mostrava-se lúcida e orientada; FR = 32rpm; FC = 118bpm.

A gasometria arterial realizada nesse atendimento mostrou os seguintes parâmetros:
pH = 7,42; PaO2 = 90mmHg; PaCO2 = 32mmHg; SatO2 = 93%;
HCO3 = 20,1mmol/l; BE = -3,3mml/l
(BE = excesso de base)

Com base nessas informações, é correto afirmar que:
Na análise de uma radiografia de tórax de um paciente de 52 anos de idade, solicitada por conta de uma queixa de tosse seca, é identificado um nódulo pulmonar solitário com margens bem definidas e calcificações em seu interior. A tomografia computadorizada, realizada em seguida, mostra o nódulo com densidade de gordura e com calcificações. Diante desse achado, a principal hipótese diagnóstica a ser considerada é:
Um paciente imunocomprometido, homem, de 42 anos, portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV), com contagem de CD4 de 120 células/mm³, busca atendimento com tosse, dispneia progressiva e febre há cerca de 4 semanas. A tomografia computadorizada revela opacidades em vidro fosco difusas e esparsas pelos pulmões, com espessamento de septos interlobulares, e cistos predominantes nos lobos superiores. Com base nesses achados, o diagnóstico mais provável é:
Um paciente com 29 anos de idade, fazendeiro, procura atendimento com tosse e febre há alguns dias. Na tomografia computadorizada, apresenta um nódulo pulmonar bem definido, com calcificação central, medindo 1,6 cm, no lobo inferior esquerdo. Além disso, são observados nódulos satélites ao redor do nódulo dominante e linfonodos proeminentes no hilo pulmonar esquerdo e infracarinais, alguns com calcificação semelhante a uma amora. Com base nessas características, o diagnóstico mais provável é: