Filtrar


Questões por página:
Um paciente de 35 anos, previamente hígido, apresenta tosse seca persistente, fadiga e dispneia aos esforços. A radiografia de tórax revela linfadenopatia hilar bilateral simétrica. A tomografia computadorizada de tórax demonstra pequenos nódulos peribrônquicos e padrão de vidro fosco nas bases pulmonares. A broncoscopia com biópsia transbrônquica evidenciou granulomas não caseosos. Qual o provável diagnóstico e o acha
Um homem de 55 anos, ex-tabagista (5 anos-maço), é submetido a uma tomografia de tórax para investigação de tosse crônica. O exame revela um nódulo pulmonar solitário de 9 mm no lobo superior direito, com margens espiculadas e calcificação heterogênea. Ele não possui histórico familiar significativo de câncer. Qual é o próximo passo mais adequado na investigação?
Uma paciente de 65 anos, diabética e imunossuprimida devido ao uso de corticosteroides, apresenta febre persistente, perda de peso e tosse há três semanas. A radiografia de tórax mostra uma opacidade cavitária no lobo superior esquerdo. A broncoscopia revelou material purulento, e a coloração de Ziehl-Neelsen foi negativa. Após cultura prolongada, houve crescimento de Nocardia asteroides. Qual é o tratamento de escolha para essa condição?
mostrar texto associado
Considerando o estágio de mudança em que Ângela se encontra, qual a estratégia de apoio clínico à cessação do tabagismo mais adequada dentre as opções a seguir?
mostrar texto associado
Ao definir estratégia farmacológica para cessação do tabagismo, deve-se considerar o histórico individual do paciente, além do grau de dependência em relação à nicotina. Considerando o histórico de IAM recente, com episódios de angina, ainda em estágio de compensação da função cardíaca, qual estratégia dentre as opções a seguir estaria contra indicada para Ângela?